Publicidade

Publicidade
Brasil
16/12/2007 - 12h00

Tatto defende alternativas para compensar fim da CPMF

Publicidade

CRISTIANE CAPUCHINHO
Colaboração para a Folha Online

O candidato à presidência do PT, Jilmar Tatto, disse neste domingo que o governo federal terá que buscar uma alternativa para compensar a perda da arrecadação com o fim da CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira). O petista descartou a possibilidade de retirar recursos de programas sociais ou da saúde para equilibrar o Orçamento de 2008.

"O governo terá de buscar uma alternativa. O que não pode é tirar dinheiro da área social. A saúde não pode ser prejudicada. Acho que o governo poderia aproveitar o momento e taxar os ricos, as grandes heranças", sugeriu Tatto, após votar nas eleições internas do partido, em São Paulo.

O Senado rejeitou a prorrogação da cobrança da CPMF na madrugada da última quinta-feira. O governo precisava de pelo menos 49 favoráveis à emenda constitucional, mas apenas 45 senadores votaram a favor da medida e 34 contra. O governo previa uma arrecadação de R$ 40 bilhões em 2008 com a contribuição.

Tatto também criticou os senadores da base aliada que votaram contra a prorrogação da CPMF.

"Como é que você tem uma base aliada com 57 votos e perde a votação? É um problema de coordenação dos partidos. Por isso é que você tem que ter partidos fortes, para que os senadores votem segundo orientação partidária", afirmou Tatto, ao ressaltar que base aliada é uma construção política. "Não se dá por decreto", completou.

Além dos 27 parlamentares do DEM e PSDB, os senadores Mão Santa (PMDB-PI), César Borges (PR-BA), Geraldo Mesquita (PMDB-AC), Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE), José Nery (PSOL-PA), Romeu Tuma (PTB-SP) e Expedito Júnior (PR-RO) votaram contra a prorrogação da contribuição.

"O que não pode é que eles [base aliada] participem do governo, tenham as benesses e não votem com o governo", criticou Tatto.

Comentários dos leitores
Pedro Carvalho (2) 28/09/2009 13h40
Pedro Carvalho (2) 28/09/2009 13h40
É errado fazer essa divisão de quem merece mais ou quem merece menos, pois, a princípio, todos os partidos são iguais. No entanto, nós sabemos disso, que, se o DEM ou o PSDB estivesse no poder, ele também iriam fazer a mesma coisa. Isso sempre existirá nessa política pobre que é a brasileira. sem opinião
avalie fechar
Hilton Leonel (6) 08/09/2009 18h15
Hilton Leonel (6) 08/09/2009 18h15
VIVA O PMDB: ESTÁ SEMPRE PRONTO PARA PREJUDICAR O POVO. QUE SAUDADE DE ULISSES
GUIMARÃES. O povo Brasileiro não aguenta mais.
sem opinião
avalie fechar
osny chicoli (7) 01/09/2009 12h05
osny chicoli (7) 01/09/2009 12h05
Tentem diminuir os cargos públicos nomeados que sobrara dinheiro mesmo sem aumentar os impostos sem opinião
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (6950)
Termos e condições
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca