Publicidade

Publicidade
Brasil
16/12/2007 - 15h43

Dom Cappio faz greve de fome e deve receber atendimento médico constante

Publicidade

da Agência Brasil
da Folha Online

O bispo de Barra (BA), dom Luiz Cappio, completou neste domingo 20 dias de greve de fome em protesto contra a transposição do rio São Francisco. Ele já perdeu sete quilos e diz retomar a alimentação apenas quando a obra for paralisada definitivamente.

Neste domingo, dom Cappio saiu da igreja onde está, em Sobradinho, para receber cerca de cem pessoas que estão no local em apoio à greve de fome. A partir de amanhã (17), 21º dia de jejum, o bispo terá acompanhamento médico constante.

"Ele diz que está se sentindo bem, mas sabe que está mais frágil", disse a assessora da Articulação São Francisco Vivo, Clarice Maia.

Esta é a segunda vez que dom Cappio faz greve de fome contra o projeto do governo. Em 2005, ele fechou um acordo com o governo depois de ficar 11 dias sem comer.

Na sexta-feira (14), o representante do papa Bento 16 no Brasil, núncio apostólico d. Lorenzo Baldisseri, enviou carta em que pede ao bispo que termine o quanto antes a greve de fome. "Ele comentou que era importante a nunciatura ter feito essa colocação, mas que ele mantém a greve de fome", afirmou Samuel Britto, membro da CPT (Comissão Pastoral da Terra) da Bahia.

O comando da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) divulgou na quinta-feira nota em que convoca todos os cristãos a se "unirem em jejum e oração" ao bispo de Barra (BA). A nota foi divulgada após encontro de bispos da CNBB com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em que ficou claro que não haveria a paralisação das obras e que o protesto do bispo era um problema exclusivo da Igreja Católica.

Na terça-feira, o TRF-1 (Tribunal Regional Federal) da 1ª Região suspendeu liminarmente as obras de transposição do rio São Francisco. Ontem, a AGU (Advocacia Geral da União) entrou com uma ação no STF (Supremo Tribunal Federal) contra a suspensão.

 

FolhaShop

Digite produto
ou marca