Dirceu pede desculpas a petistas do RS e a Olívio Dutra
REGIANE SOARES
da Folha Online
O ex-ministro José Dirceu pediu desculpas nesta sexta-feira aos petistas do Rio Grande do Sul e ao ex-governador Olívio Dutra (PT-RS) pelas críticas feitas ao PT gaúcho publicadas na revista "Piauí". Em entrevista à revista, Dirceu acusou o PT do Rio Grande do Sul de utilizar recursos de caixa dois para financiar a construção da sede da legenda em Porto Alegre (RS).
Dirceu pediu desculpas publicamente durante entrevista divulgada hoje pela manhã na rádio Gaúcha. Além disso, telefonou para Dutra para se explicar sobre o episódio.
"Eu quero pedir desculpas aos petistas do Rio Grande do Sul pelo transtornou que eu causei", afirmou o ex-ministro na rádio.
Na entrevista à revista, Dirceu afirmou que os dirigentes do PT gaúcho recorriam ao ex-tesoureiro do partido Delúbio Soares para pedir dinheiro. Ele reclamou ainda dos petistas Raul Pont e Olívio Dutra, que, segundo ele, vivem reclamando do antigo Campo Majoritário, mas receberam o apoio da corrente quando o PT-RS foi acusado de usar caixa dois.
Em nota divulgada na tarde desta sexta-feira, Dirceu disse que em nenhum momento fez acusações sobre a compra da sede do PT em Porto Alegre durante a entrevista à revista "Piauí".
"Limitei-me a repetir que ocorreram denúncias de que o prédio fora comprado com recursos ilegais e que a oposição falou em 'sacos de dinheiro', mas que a Justiça e uma CPI investigaram exaustivamente os fatos e, ao final, o PT gaúcho e os dirigentes alvo da denúncia foram absolvidos", justificou.
Na nota, o ex-ministro ressalta que no decorrer de todo o processo contra os petistas gaúchos o diretório nacional do PT apoiou "os companheiros" investigados. Porém, lamentou o fato de não ter recebido de volta o apoio quando foi denunciado no caso do mensalão.
"A direção nacional não os pré-julgou não só pela solidariedade partidária, como pelo respeito ao direito sagrado à presunção da inocência. O que destaquei a jornalista [da revista Piauí], então, é que a recíproca não ocorreu e que quando acusado não recebi o mesmo tratamento de alguns dirigentes do PT gaúcho. Estes não levaram em conta sequer a presunção da minha inocência.
O deputado estadual Raul Pont (PT-RS) disse que depois do pedido desculpas de Dirceu, não tinha mais o que comentar sobre o caso.
"Depois das desculpas não tenho muito o que falar. Só o descuido ou a falta de atenção de como ele dá a entrevista ou como a mesma foi reproduzida", comentou Pont.
O deputado admitiu que tem "divergência histórica" com Dirceu por não concordar com algumas decisões do governo, como a aliança com partidos como PTB e o PR que trazem resultados no Congresso.
Olívio Dutra não foi localizado pela reportagem para comentar o assunto.
Leia mais
- Tarso diz que há "contencioso" entre Dirceu e o PT do Rio Grande do Sul
- STJ livra Marcos Valério de pena por sonegação fiscal
- Juíza manda PT pagar publicitário petista
- Agência de Duda Mendonça perde concorrência da Petrobras
- Partidos contestam problemas alegados em auditoria fiscal
Especial

