Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/01/2008 - 12h45

Dom Cappio diz que governo é insensível e "traiu quem o apoiou"

Publicidade

da Agência Folha, em Recife
da Folha Online, em Brasília

O bispo de Barra (BA), d. Luiz Flávio Cappio, afirmou nesta segunda-feira que a retomada das obras para a transposição do rio São Francisco "mostra a total insensibilidade do governo em relação aos movimentos sociais que o elegeram".

Depois de muita polêmica, o Batalhão de Construção e Engenharia do Exército reiniciou ontem os trabalhos. De acordo com a assessoria do Ministério da Integração Nacional, as obras não haviam sido retomadas antes por causa das festas de fim de ano.

No dia 19 de dezembro, o STF (Supremo Tribunal Federal) derrubou liminar que impedia a retomada das obras.

Mesmo assim, d. Luiz, que fez jejum de 23 dias para protestar contra as obras, disse que sua campanha continuará. "Não podemos parar."

O bispo afirmou ainda que o governo "traiu quem o apoiou" e "alijou a população das tomadas de decisão, tornando-se arbitrário". Para ele, o presidente Lula "se recusa agora a ouvir a sociedade".

O religioso ainda não se recuperou da greve de fome. Dos nove quilos que perdeu, readquiriu apenas dois. "Ainda estou sob cuidados médicos, com alimentação controlada."

Obras preparatórias

O Exército é responsável por obras preparatórias como serviços de topografia, construção de barragens e canais. De acordo com o Ministério da Integração, a data para o início das obras civis ainda não foi definida.

A primeira etapa de obras civis será feita pelo consórcio Águas do São Francisco --formado pelas empresas Carioca S.A., Paulista e Serveng. Em dezembro, o consórcio venceu a licitação para o lote 1, em um trecho de 400 quilômetros em Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte. As obras nessa fase custarão R$ 238,8 milhões.

A primeira etapa consiste em obras de instalação de equipamentos, montagem e testes mecânicos e elétricos, drenagem interna de canais, construção de muretas laterais, passarelas e pontes.

Comentários dos leitores
FRANCISCO LAMBERTO FONTES (1) 20/12/2009 12h00
FRANCISCO LAMBERTO FONTES (1) 20/12/2009 12h00
SEM COMENTÁRIO sem opinião
avalie fechar
Marcelo Moreto (207) 09/11/2009 14h18
Marcelo Moreto (207) 09/11/2009 14h18
Querem transformar a terra da rapadura em terra de gente com dentes cariados. É tendência de mercado. Existe aqui no nordeste uma maioria de povo ignorante e fácil de massificar. Chegaram aqui os grandes empresários que estão construindo uma arca. Só que esta carregará apenas toneladas em dinheiro. O Brasil é um dos pouco países que divide os hemisférios. Existe a chance de se trazer prosperidade a muita gente, mas a desigualdade social sempre se fará visível como em São Paulo. Daqui alguns anos, o povo da região sul migrará para o norte! sem opinião
avalie fechar
Louis Fod (339) 09/11/2009 10h18
Louis Fod (339) 09/11/2009 10h18
Ricardo de Costas, o pelego, aquele que tudo sabe, combatendo a todos na folha! Se houvesse uma investigação séria nas contas da petrobras , os barbudinhos iriam para a cadeia, Roubosseff também.
-
Agora isso não vai acontecer, quem não abre mão de ter as relatorias e de controlar a "prisidença" do Senado? Outro caminho seria o TCU ou a polícia federal. Qualquer um chega as mesmas conclusões:
-
"- O seu dinheiro é a nossa energia!!"
3 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (1316)
Termos e condições
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página