Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/01/2008 - 11h45

Oposição critica demora do governo em oficializar nome de Lobão

Publicidade

RENATA GIRALDI
da Folha Online, em Brasília
LÍSIA GUSMÃO
Colaboração para a Folha Online, em Brasília

A demora na nomeação oficial do senador Edison Lobão (PMDB-MA) como ministro de Minas e Energia é alvo de críticas da oposição. O PSDB e o DEM insinuam que o adiamento do anúncio faz parte de uma estratégia de barganha do governo com os aliados e contribui para o desgaste do próprio peemedebista.

No entanto, tucanos e democratas evitaram fazer críticas pessoais ao senador. "Eu acho tudo isso muito estranho. Se o partido indicou e o presidente aceitou, por que esse purgatório? Não faz o menor sentido. A não ser que queiram submeter o nome do senador Edison Lobão a alguma investigação. E isso não seria correto com o PMDB", afirmou o líder do DEM no Senado, José Agripino Maia (RN).

O vice-líder do PSDB no Senado, Álvaro Dias (PR), disse que a demora na confirmação de Lobão como ministro acaba contribuindo indiretamente para acentuar a crise energética no país --uma vez que há o risco de racionamento de energia. "[Essa demora] é um desestímulo para o setor. É ruim para os especialistas e para aqueles que se dedicam ao assunto e aguardam decisões. A demora é a confirmação da prática fisiológica do governo, do'toma-lá-dá-cá'", disse Dias.

Indicação

Ontem à noite, depois de cerca de uma hora, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva aceitou a indicação feita pelo comando do PMDB para nomear Lobão ministro de Minas e Energia. Porém, avisou que só confirmaria oficialmente a decisão na próxima quarta-feira, após conversar com o peemedebista.

Lula e o ministro José Múcio Monteiro (Relações Institucionais) se reuniram, no Palácio do Planalto, com o presidente nacional do partido, Michel Temer (SP), e o líder da legenda na Câmara, Henrique Eduardo Alves (RN), além do presidente do Senado, Garibaldi Alves (PMDB-RN), e os senadores José Sarney (PMDB-AP) e Valter Pereira (PMDB-MS).

Denunciado por suspeita de desmatamento de um terreno no Lago Norte, região nobre de Brasília, que integra uma área de preservação ambiental, Lobão é alvo de investigações da PF (Polícia Federal).

O empresário Edison Lobão Filho --filho do senador-- também é investigado por supostas irregularidades envolvendo sua emissora, que teria sido arrendada por uma organização não-governamental do Rio de Janeiro.

Porém, o DEM e o PSDB evitaram comentar sobre Lobão e seu filho. "Não vou entrar no mérito [sobre a vida] do senador Lobão. Ele tem meu respeito", disse Dias. "Não quero fazer avaliações sobre o senador Lobão. Ele tem experiência política [para ser ministro]", afirmou Agripino.

Lobão deve substituir o ministro interino Nelson Hubner, que assumiu o comando da pasta em maio no lugar de Silas Rondeau. O ex-ministro deixou o governo por suposto envolvimento em irregularidades, de acordo com investigações da Operação Navalha, da Polícia Federal.

Comentários dos leitores
Alcides Emanuelli (1206) 08/06/2009 19h52
Alcides Emanuelli (1206) 08/06/2009 19h52
E aqui estamos a pensar, tentar comprender tudo o que esta acontecendo e não conseguimos entender nada disso tudo.
São escandalos e mais escandalos de corrupção ativa que não terminam mais, se formos enumerar serão tantos que não vamos conseguir comprender mais nada.
Se os salarios dos Politicos são excelentes, se o Poder da emprego para todos eles e mais para seus amigos os amigos dos seus amigos e os parentes de suas empregadas como vamos entender que ainda assim precisam roubar tantos.
E olhem bem que o roubo vem de todos os lados, ele não tem limites para se instalar é como uma doença que mata que se instala no homem como o Cancer ou o HIV, se instalando no corpo da Nação brasileira e atraves disso tirando sua vida, sugando toda sua vida para cooexistir com o que tirou do corpo da Nação brasileira.
Os escandalos de corrupção são tantos e ilimitados, quando esperamos que vai parar, aparece outro maior ainda e todos vindo do Poder e o pior de tudo é que os donos do poder se acham com razão ainda em roubar tanto do povo brasileiro através de Estatais.
Estamos estarrecidos mas isso não é tudo!
Quando vemos as propagandas de programação cultural para o povo patrocinada pelos governadores de Estados com shows de todos os tipos o Estado pagando tudo, ninguem diz nada mas são a mil e uma caras da corrupção.
Quando vemos estampadas propagandas dos Correis, da Petrobras, do BB, da CEf, em eventos dessa natureza ninguem do Ministério Publico faz auditoria e ninguem contesta!
sem opinião
avalie fechar
Bolinha da Lulu (239) 19/05/2009 19h25
Bolinha da Lulu (239) 19/05/2009 19h25
manchete.
"Nova líder do governo diz que sua principal missão é estabilizar relação entre PT e PMDB"
Só gostaria de saber como vão dividir o bolo, pois a única coisa que interessa a todos é não esperar o bolo crescer, mas come-lo até o farelo.
2 opiniões
avalie fechar
caio bastos lucchesi (74) 19/05/2009 12h44
caio bastos lucchesi (74) 19/05/2009 12h44
Utopia!
Como pode tentar harmonizar a base governista,
uma pessoa que precisa dedicar-se integralmente
a propria defeza,nos escandalos das ONGs barriga
verde.
6 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (470)
Termos e condições
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página