Lobão diz que denúncias contra seu filho são "injustas e falsas"
RENATA GIRALDI
da Folha Online, em Brasília
O ministro nomeado Edison Lobão (Minas e Energia) afirmou hoje que seu filho Edison Lobão Filho (DEM-MA) --também conhecido como Edinho-- vai assumir sua vaga de parlamentar no Senado. A vaga ficará aberta a partir de segunda-feira, quando Lobão assume o ministério.
De acordo com Lobão, Edinho se licenciará do cargo de senador logo depois de assumir o posto para se defender das acusações que existem contra ele.
Lobão defendeu o filho e disse que as denúncias são oriundas de uma perseguição empresarial e que não têm relação com questões políticas nem com recursos públicos. "Ele [Lobão Filho] pretende se licenciar para responder lá fora as alegações que se fazem contra ele sob o ponto de vista empresarial e que não têm nada de política nem existem recursos públicos envolvidos", afirmou Lobão, no intervalo de uma reunião técnica, da qual participava no Ministério de Minas e Energia com o interino, Nelson Hubner.
O ministro admitiu ainda que as acusações envolvendo seu filho acabam ocupando boa parte do seu tempo. "Espero que não atrapalhe, mas que toma muita energia, toma", afirmou Lobão. "Além do mais, eu entendo que [tudo relacionado às denúncias] é injusto e falso", afirmou ele.
Ao ser questionado se Lobão Filho seria vítima de perseguição, o pai e ministro disse: "Acho que sim".
Acusações
Antes de ser nomeado ministro, Lobão era investigado pelo Ministério Público sob suspeita de promover o desmatamento de um terreno no Lago Norte, bairro nobre de Brasília. A área pertence a uma região de preservação ambiental.
Nos dias que antecederam a indicação de Lobão, vieram à tona denúncias contra seu filho e suplente.
O empresário é suspeito de ser sócio oculto da distribuidora de bebidas Itumar --empresa que comandaria uma rede de sonegação de impostos no Maranhão. Esta empresa, de acordo com investigações, teria sonegado R$ 42 milhões desde 2000.
Lobão Filho é réu ainda em processo criminal que apura o funcionamento de uma emissora de TV clandestina no município de São Mateus do Maranhão (localizado a 194 km da capital, São Luís), em 1999.
Leia mais
- Lobão escolhe homem de confiança de Dilma para posto-chave de Minas e Energia
- Blog do Josias: Contratado, Lobão "bate ponto" na sala de Dilma
- Blog do Josias: Posse de Lobão inaugura luta PT x PMDB por cargos
- Múcio diz que Lobão assume sem resistências e terá carta branca para nomear
- Lobão assume Minas e Energia e filho tira licença para explicar denúncias
Especial


avalie fechar
É o mínimo que se espera.
avalie fechar
avalie fechar