Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/01/2008 - 15h31

Entenda o Fórum Social Mundial

Publicidade

da Folha Online

Ao contrário das edições anteriores, o Fórum Social Mundial 2008 não terá eventos centralizados, mas será composto por milhares de ações em todo o mundo, organizadas pelos próprios participantes, que ocorrerão em 26 de janeiro.

Desde sua criação em 2001, por iniciativa de ONGs brasileiras e estrangeiras, o Fórum Social Mundial se tornou um processo permanente de busca e construção de alternativas às políticas neoliberais.

Para os manifestantes, o fórum é uma oportunidade de trocar informações e contatos com outros ativistas, além de protestar contra políticas globais que, segundo eles, são prejudiciais para os mais pobres.

O Fórum Social Mundial é um espaço aberto ao encontro de movimentos sociais, redes, ONGs e outras organizações da sociedade civil que pretendem levantar questões, debater idéias, formular propostas, compartilhar experiências e construir redes de articulação para uma ação concreta.

O último evento, em 2007, foi realizado em Nairóbi, capital do Quênia. Já em 2006, o fórum ocorreu em três cidades: Bamako (Mali), Caracas (Venezuela) e Karachi (Paquistão). Para cada evento foi criado um comitê organizador. Em 2009, o evento deve ser realizado em Belém (PA).

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página