Após posse de Lobão, PMDB quer cargos na Eletrobrás, Eletrosul e Eletronorte
RENATA GIRALDI
da Folha Online, em Brasília
LÍSIA GUSMÃO
Colaboração para a Folha Online, em Brasília
Enquanto o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão (PMDB-MA), acompanhava hoje a divulgação do balanço do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), no Salão Leste do Palácio do Planalto, o colega José Múcio (Relações Institucionais) e o líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), discutiam, por telefone, disputa de cargos no setor elétrico entre peemedebistas e petistas.
No centro da disputa estão as presidências da Eletrobrás, da Eletrosul e da Eletronorte, além da Diretoria Internacional da Petrobras --estatais com volumosos recursos para investimentos.
O ministro José Múcio disse à Folha Online que as demandas por cargos serão atendidas nos Estados antes das nomeações no alto escalão do governo. Contudo, a disputa travada entre PT e PMDB já foi deflagrada. A preocupação do governo é que briga não "saia do controle", como admitiu Múcio.
"Não se pode deixar que [a disputa] fuja do controle. Nesses casos, a preocupação é atender o maior número de pessoas e deixar de atender o menor número", disse o ministro. "A gente tem que conversar para ver caso a caso. Primeiro vamos ver quem vai sair. E só então fazer a substituição."
O ministro negou o temor de que a disputa acabe chegando ao Congresso, onde o PMDB possui as maiores bancadas e é o fiel da balança nas votações. "Todos os partidos desejam cargos. É evidente que, por ser o maior partido da coalizão, a demanda do PMDB é maior", afirmou Múcio.
Cobranças
Por mais que Múcio negue, a cúpula do PMDB intensificou a cobrança pelas nomeações de cargos-chave no setor elétrico. Os peemedebistas correm contra o tempo para garantir o espaço do partido no setor e evitar que o PT --sob orientação da ministra Dilma Rousseff (Casa Civil)-- nomeie seus indicados.
A campanha do PMDB está sendo liderada pelo ministro Geddel Vieira Lima (Integração Nacional), que atua em parceria com o presidente nacional da legenda, Michel Temer (SP). Nas conversas com o Planalto, Geddel reitera os nomes do partido.
O comando do PMDB espera para sexta-feira a confirmação do nome de Jorge Luiz Zelada para a Diretoria Internacional da Petrobras. O cargo é ocupado hoje por Nestor Ceveró.
A expectativa é que nos próximos dias Valter Cardeal --que tem o apoio de Dilma-- deixe a presidência-interina da Eletrobrás para ceder espaço para o PMDB.
Também interino na presidência da Eletrosul, o diretor técnico Ronaldo dos Santos Custódio pode ter que ceder seu lugar. O cargo é cobiçado pela líder do PT no Senado, Ideli Salvatti (SC) --que pretende indicar Jorge Boeira -- e pelo PMDB --que indicaria o ex-governador Paulo Afonso.
O deputado Jader Barbalho (PMDB-PA) quer colocar na presidência da Eletronorte o diretor do Detran do Pará, Lívio de Assis. Ele substituiria Carlos Nascimento --alinhado com Dilma.
O PMDB também atua para facilitar uma eventual nomeação de Nelson Hubner, ex-ministro interino de Minas e Energia, para um dos cargos de comando da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica). A chance deverá ocorrer em agosto.
Leia mais
- Corregedor-geral do Senado investiga denúncias contra Lobão Filho
- Laranja desconhecia empresa no Maranhão
- Lula empossa Lobão, descarta apagão e nega contrariedade com novo ministro
- Temer diz que Lobão levará em conta perfil técnico do ministério nas nomeações
- Lobão diz ter "carta branca" para fazer nomeações e anuncia mudanças na Eletrobrás
Especial



São escandalos e mais escandalos de corrupção ativa que não terminam mais, se formos enumerar serão tantos que não vamos conseguir comprender mais nada.
Se os salarios dos Politicos são excelentes, se o Poder da emprego para todos eles e mais para seus amigos os amigos dos seus amigos e os parentes de suas empregadas como vamos entender que ainda assim precisam roubar tantos.
E olhem bem que o roubo vem de todos os lados, ele não tem limites para se instalar é como uma doença que mata que se instala no homem como o Cancer ou o HIV, se instalando no corpo da Nação brasileira e atraves disso tirando sua vida, sugando toda sua vida para cooexistir com o que tirou do corpo da Nação brasileira.
Os escandalos de corrupção são tantos e ilimitados, quando esperamos que vai parar, aparece outro maior ainda e todos vindo do Poder e o pior de tudo é que os donos do poder se acham com razão ainda em roubar tanto do povo brasileiro através de Estatais.
Estamos estarrecidos mas isso não é tudo!
Quando vemos as propagandas de programação cultural para o povo patrocinada pelos governadores de Estados com shows de todos os tipos o Estado pagando tudo, ninguem diz nada mas são a mil e uma caras da corrupção.
Quando vemos estampadas propagandas dos Correis, da Petrobras, do BB, da CEf, em eventos dessa natureza ninguem do Ministério Publico faz auditoria e ninguem contesta!
avalie fechar
"Nova líder do governo diz que sua principal missão é estabilizar relação entre PT e PMDB"
Só gostaria de saber como vão dividir o bolo, pois a única coisa que interessa a todos é não esperar o bolo crescer, mas come-lo até o farelo.
avalie fechar
Como pode tentar harmonizar a base governista,
uma pessoa que precisa dedicar-se integralmente
a propria defeza,nos escandalos das ONGs barriga
verde.
avalie fechar