Publicidade

Publicidade
Brasil
30/01/2008 - 18h04

Aécio diz que é cedo para discutir 2010 e defende liberdade para fechar alianças

Publicidade

da Folha Online

O governador de Minas, Aécio Neves (PSDB), criticou hoje a antecipação do debate sobre as eleições presidenciais de 2010. Aécio se encontrou ontem à noite com o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), em Belo Horizonte. Os dois são cotados para assumir a chapa presidencial tucana na corrida pela Presidência da República de 2010.

"O que ficou entre nós acertado em relação a questões políticas, por mais que nós tenhamos boa parte do tempo conversando sobre questões administrativas, é que não é hora de antecipar o calendário eleitoral", disse Aécio se referindo ao encontro de ontem com Serra.

Omar Freire/Imprensa MG
Após jantar com Serra, Aécio diz que é cedo para discutir eleições presidenciais de 2010
Após jantar com Serra, Aécio diz que é cedo para discutir eleições presidenciais de 2010

Segundo Aécio, a formação das chapas que vão disputar as eleições presidenciais deve começar a ser discutida em meados de 2009. "A partir do segundo semestre de 2009, é que nós começaremos, internamente, a discutir candidaturas."

O mineiro afirmou que a candidatura do PSDB "será aquela que mostrar mais capacidade de agregação, mais capacidade de se identificar com um grande projeto nacional". "Mas é possível que nós busquemos aliados para este projeto. Portanto, não há pressa [para definir candidaturas para 2010]. Entre nós, temos a convicção de que, unidos, nós temos uma grande chance de dar ao Brasil um novo modelo de gestão."

Eleições municipais

O jantar de ontem entre os dois presidenciáveis tucanos selou uma espécie de trégua entre os dois. O clima entre eles havia esquentado em função do debate sobre as eleições municipais de São Paulo.

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso defendeu que o PSDB apoiasse a candidatura à reeleição de Gilberto Kassab (DEM) para a Prefeitura de São Paulo. Em troca, o DEM manteria a aliança com o PSDB e apoiaria em 2010 as candidaturas de Geraldo Alckmin para o governo de São Paulo e de Serra para a Presidência. Aécio não gostou da proposta, que coloca desde já Serra como candidato do PSDB.

Hoje, o governador de Minas afirmou que "as eleições municipais serão definidas em razão da realidade de cada um dos municípios".

Ele fez questão de desvincular o debate sobre as eleições municipais das presidenciais. "Eu não acredito que haja uma relação direta entre as alianças ou as discussões em relação às eleições municipais com a eleição nacional. Repito: não vejo uma relação entre alianças ou mesmo resultados eleitorais de eleições municipais com as eleições de 2010. Elas ocorrerão apenas dois anos depois e, nesse ato, nesse interregno, muitas outras questões, aí sim, que possam influenciar essas eleições, essas alianças ocorrerão."

Segundo ele, "será em São Paulo, pelas instâncias adequadas do partido em São Paulo que as decisões serão tomadas em relação à candidatura do partido ou alianças".

No entanto, ele afirmou que as alianças feitas em Minas também devem ser respeitadas. Em Belo Horizonte, o tucano defende uma aliança entre o PSDB e o PT do prefeito Fernando Pimentel. "Nós devemos respeitar a decisão que vier a ser tomada pela instância paulista, da mesma forma que, certamente, os nossos companheiros de outros Estados respeitarão a decisão que vier a ser tomada em Belo Horizonte."

Comentários dos leitores
Igor Bevilaqua (731) 25/11/2009 11h39
Igor Bevilaqua (731) 25/11/2009 11h39
Afinal de contas o Amazonino Mendes é no estado do Amazonas o mesmo homem poderoso que o Sarney é no Maranhão e no Acre..., tem razão do "TSE" dar carta branca para que continuem "comprando votos" e recebendo "presentinhos e doações" de empresas interessadas nos cofres do estado..., o estado do Amazonas não foge hora nenhuma às regras brasileiras de corrupção. sem opinião
avalie fechar
Luís da Velosa (1426) 29/10/2009 21h00
Luís da Velosa (1426) 29/10/2009 21h00
Vamos aguardar o julgamento do caso Battisti pelo Supremo Tribunal Federal - STF. Isso é o correto. Não somos juízes e, se nos arvorarmos a sermos, será uma impropriedade, uma temeridade. sem opinião
avalie fechar
Washington Marques (108) 29/10/2009 13h53
Washington Marques (108) 29/10/2009 13h53
NÃO SE PODIA ESPERAR OUTRA COISA DO SENADO FEDERAL SE NÃO A DESOBEDIENCIA JUDICIAL. O QUE SE ESPERAR DE UMA INSTITUIÇÃO QUE FAZ APOLOGIA A DESOBEDIENCIA JUDICIAL E A DESORDEM TOTAL. O QUE SE ESPERAR DE UMA INSTITUIÇÃO QUE TEM A FINALIDADE DE LEGISLAR E FISCALIZAR, PRATICA NEPOTISMO EXPLICITO, DESCARADO A PONTO DE DESOBEDECER UMA ORDEM JUDICIAL (DA SUPREMA CORTE DESTE PAÍS).
SRES. SENADORES A PERGUNTA É: O QUE VOCES ESTÃO FAZENDO COM A CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA ? E ONDE VOCES QUEREM CHEGAR COM TANTOS ABSURDOS ??
2 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (8158)
Termos e condições
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca