Brasil
11/02/2008 - 16h01

Oposição racha sobre início da investigação da CPI dos Cartões

Publicidade

GABRIELA GUERREIRO
RENATA GIRALDI
da Folha Online, em Brasília

Insatisfeita com o teor do acordo fechado com a base aliada do governo para a instalação da CPI mista dos Cartões Corporativos, parte da oposição quer modificar o requerimento de criação da comissão, redigido pelo deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP). Senadores do DEM e PSDB não concordam com a mudança no período das investigações --que vão começar a partir de 1998, durante gestão do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

Senadores oposicionistas insistem que a CPI deve investigar irregularidades no uso dos cartões corporativos a partir de 2001 --quando o mecanismo efetivamente entrou em vigor no governo FHC, apesar de ter sido criado em 1998. Parte da oposição acusa Sampaio de ter fechado o acordo com o líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), sem o aval de todos os partidos oposicionistas.

"O deputado Carlos Sampaio agiu de vontade própria e procurou o senador Jucá. Estou esperando o líder do PSDB [senador Arthur Virgílio] para definirmos uma posição", disse o líder do DEM no Senado, José Agripino Maia (RN).

Na opinião do líder, a CPI deve investigar irregularidades no uso dos cartões a partir de 2001. "A CPI Mista é conveniente e a investigação deve ser em cima dos cartões corporativos, ou seja, a partir de 2001. Houve um avanço, mas é preciso discutir a redação do requerimento", afirmou Agripino.

O vice-líder do PSDB no Senado, Álvaro Dias (PR), não escondeu a irritação com o acordo fechado entre Sampaio e Jucá. "Qual é o fato determinado que se aponta no requerimento para se investigar desde 1998? Se o partido fez um acordo, eu assino embaixo. Mas a CPI será mal conduzida nesses termos", defendeu o tucano.

Dias disse que o acordo fechado com os governistas "passa a idéia de um entendimento estranho". Assim como o tucano, o senador Heráclito Fortes (DEM-PI) disse que foi pego de surpresa com o acordo firmado com o governo.

"Eu quero que se apure os fatos. Mas deve se apurar a partir de um fato determinado. Qual o fato determinado antes de 2001, quando não tinha cartão corporativo?", questionou Heráclito.

Investigações

Ao contrário de senadores da oposição, na Câmara os deputados do DEM e PSDB elogiaram o acordo para a instalação da CPI Mista. Mas defendem que a comissão tenha autonomia para investigar os gastos do governo, sem restrições a informações sigilosas. "Os governistas podem manobrar o quanto quiserem, mas não vão impedir as investigações", disse o líder do PSDB na Câmara, Antonio Carlos Pannunzio (SP).

Para o deputado Chico Alencar (PSOL-RJ), o governo não deverá impor limites às investigações da CPI. "A regra é abrir tudo. A exceção é algum item muito preciso. O acordo é de procedimentos, não de ações."

O líderes do DEM, PSDB e PPS se reuniram em um almoço nesta segunda-feira em uma churrascaria de Brasília para discutir estratégias de atuação na CPI Mista. A ordem, na oposição, é forçar o governo a revelar gastos sigilosos --especialmente da presidência da República. "Uma CPI, a gente sabe como começa, mas nunca sabe como termina", resumiu o líder do PPS na Câmara, deputado Fernando Coruja (SC).

Defensor do governo, o líder do PR na Câmara, deputado Luciano Castro (RR) criticou a instalação da CPI. "A CPI não leva a nada. O governo tem instrumentos para investigar e deve punir os responsáveis."

Comentários dos leitores
Eduardo Giorgini (345) 12/10/2009 11h02
Eduardo Giorgini (345) 12/10/2009 11h02
"Oposição critica sigilo em gastos do governo após análise das informações no TCU"
Pela lógica, as fichas para corrupção do PT vem da éra FHC ou Serra?
Uma equação um tanto estranha para justificar as falcatruas do PT.
A culpa é de Serra entao?
[]s
Eduardo.
sem opinião
avalie fechar
Luís da Velosa (1172) 18/08/2009 07h48
Luís da Velosa (1172) 18/08/2009 07h48
Cartão Corporativo... mais atos secretos. Cadê a transparência?! Meu Deus, que horror! Quanto cinismo! Quanta corrupção! sem opinião
avalie fechar
Monica Rego (311) 17/08/2009 15h49
Monica Rego (311) 17/08/2009 15h49
La vem a mídia conservadora e os demos tucanos, com memória curta já devem ter se esquecido do serra-card ou alguma coisa mudou?!
Ainda veremos muito tucano e demos pfl na cadeia e o povo paulista, mineiro, gaúcho pedindo desculpas por tamanha ignorância...!!!
33 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (10299)
Termos e condições
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca