Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/02/2008 - 12h36

Procurador pede ao TCU suspensão do uso dos cartões corporativos

Publicidade

RENATA GIRALDI
da Folha Online, em Brasília

O procurador do Ministério Público no TCU (Tribunal de Contas da União), Marinus Eduardo Marsico, ingressou com uma medida cautelar no Tribunal pedindo a suspensão do uso dos cartões de crédito corporativos. Segundo Marsico, os cartões só devem ser utilizados quando os órgãos competentes demonstrarem condições de controlar e fiscalizar os gastos públicos.

"O uso de cartões ocorre por meio de um contrato. Esse contrato pode ser suspenso, uma vez que está gerando uma série de suspeitas", disse o procurador. "O que eu peço é que o uso seja autorizado apenas quando existirem órgãos competentes para controlar e fiscalizar os gastos", afirmou.

Há três anos, Marsico investiga o uso de cartões corporativos por integrantes do governo. Para ele, as medidas anunciadas recentemente, como limites para saques, não impedem o desvio no uso dos cartões. "A forma como foi colocada a ordem que autoriza saques pode até piorar em certas situações. Afinal, o que é um gasto 'peculiar'?", questionou.

Marsico destacou que o tratamento de "gasto peculiar" pode indiretamente contribuir para a manutenção de gastos irregulares. "A expressão peculiar é muito vaga. O ideal seria uma definição mais precisa", afirmou.

O procurador também criticou a orientação do Executivo sobre a manutenção do sigilo para determinadas despesas. Segundo ele, dados sigilosos só devem ocorrer em caráter excepcional a ser definido pelo governo, mas jamais devem ser isentos de fiscalização.

"Ao menos um órgão deve poder fiscalizar", disse Marsico. Ele disse que seu trabalho é fundamentalmente técnico. "O trabalho que executo é técnico e não guiado por questões políticas", destacou ele, sem opinar sobre a possibilidade de ser criada uma CPI no Congresso para investigar a suspeita sobre o mau uso de cartões corporativos.

Comentários dos leitores
Eduardo Giorgini (345) 12/10/2009 11h02
Eduardo Giorgini (345) 12/10/2009 11h02
"Oposição critica sigilo em gastos do governo após análise das informações no TCU"
Pela lógica, as fichas para corrupção do PT vem da éra FHC ou Serra?
Uma equação um tanto estranha para justificar as falcatruas do PT.
A culpa é de Serra entao?
[]s
Eduardo.
sem opinião
avalie fechar
Luís da Velosa (1172) 18/08/2009 07h48
Luís da Velosa (1172) 18/08/2009 07h48
Cartão Corporativo... mais atos secretos. Cadê a transparência?! Meu Deus, que horror! Quanto cinismo! Quanta corrupção! sem opinião
avalie fechar
Monica Rego (311) 17/08/2009 15h49
Monica Rego (311) 17/08/2009 15h49
La vem a mídia conservadora e os demos tucanos, com memória curta já devem ter se esquecido do serra-card ou alguma coisa mudou?!
Ainda veremos muito tucano e demos pfl na cadeia e o povo paulista, mineiro, gaúcho pedindo desculpas por tamanha ignorância...!!!
33 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (10299)
Termos e condições
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página