Novo ministro diz que vai usar cartão corporativo dentro das regras do governo
RENATA GIRALDI
da Folha Online, em Brasília
Em entrevista exclusiva à Folha Online, o recém-nomeado ministro Edson Santos (Igualdade Racial), 53, disse nesta quinta-feira que vai usar cartão corporativo, mas obedecendo "estritamente" o determinado pela regulamentação do governo. Para Santos, o ideal é que os cartões não sejam utilizados diretamente pelos ministros, mas por um funcionário designado e autorizado pelo órgão competente.
"Pretendo usar o cartão corporativo seguindo estritamente o orientado pela regulamentação do governo", afirmou Santos. "O melhor seria que o ministro não ficasse com o cartão. Um funcionário seria responsável pelas despesas e o uso do cartão do ministro, por exemplo. Confio na máquina administrativa."
| Agência Brasil |
![]() |
| Edson Santos aceita convite para ocupar Ministério da Igualdade Racial |
Consciente de que a pasta que irá assumir virou foco de atenções sob suspeita do uso indevido do cartão corporativo, Santos disse que aguarda as orientações e espera que uma solução definitiva seja apresentada em breve. Sua antecessora, Matilde Ribeiro, pediu demissão após confirmar o mau uso do cartão.
"A máquina pública não pode parar [por causa das denúncias]. Estou consciente sobre tudo o que ocorreu, mas tenho confiança que será possível dar continuidade ao trabalho já desenvolvido pela Seppir [Secretaria Especial de Promoção da Igualdade Racial] visando o diálogo com a sociedade e a multiplicidade do país", afirmou ele.
Reparação histórica
Santos se reuniu nesta quinta-feira com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que fez o convite a ele, e o presidente nacional do PT, deputado Ricardo Berzoini (SP), e o ministro interino Martvs das Chagas (Igualdade Racial).
Segundo Santos, sua meta é fazer uma "reparação histórica" à população negra. "O Brasil é um país onde há uma multiplicidade racial e isso deve ser respeitado. A questão da igualdade pega dos indígenas aos palestinos, judeus e negros. Mas deve haver uma reparação histórica à população negra, disso não tenho dúvidas", afirmou Santos, após deixar o Palácio do Planalto.
O ministro recém-nomeado assume a pasta na próxima quarta-feira. No seu primeiro mandato como deputados federal, Santos disse que apenas "adiou" seus planos de ocupar a prefeitura do Rio.
"Ainda pretendo viver muito, portanto, o que eu fiz foi adiar os planos para prefeitura. A vida tem desses imprevistos, mas é assim mesmo", disse Santos.
Com a saída dele na disputa pela prefeitura do Rio, os virtuais candidatos com apoio de uma possível aliança entre PT e PMDB são Alessandro Molon (PT) e Eduardo Paes (PMDB) ---ambos contariam com o apoio do governador do Rio, Sérgio Cabral (PMDB).
Leia mais
- TCU diz que há notas frias em viagem do presidente
- Peemedebista Neuto de Conto aceita convite para presidir CPI dos Cartões
- SP omite ramo de lojas onde cartões foram usados
- Governo estuda divulgar gastos com saques realizados com o cartão, diz Bernardo
- Líderes da base aliada negam boicote à CPI e dizem que assinam requerimento
Especial


Pela lógica, as fichas para corrupção do PT vem da éra FHC ou Serra?
Uma equação um tanto estranha para justificar as falcatruas do PT.
A culpa é de Serra entao?
[]s
Eduardo.
avalie fechar
avalie fechar
Ainda veremos muito tucano e demos pfl na cadeia e o povo paulista, mineiro, gaúcho pedindo desculpas por tamanha ignorância...!!!
avalie fechar