Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/02/2008 - 20h37

Oposição ameaça boicotar CPI mista e investigar cartões somente no Senado

Publicidade

GABRIELA GUERREIRO
da Folha Online, em Brasília

A oposição reagiu à decisão do governo de indicar o presidente e o relator da CPI mista dos Cartões. Irritados com o que chamam de "blindagem" do governo às investigações, DEM e PSDB ameaçam boicotar a comissão articulada pelo deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP).

A oposição também não descarta pedir a instalação de uma CPI somente no Senado para apurar as denúncias, já que os oposicionistas têm um número significativo de parlamentares na Casa. Mas os parlamentares estão divididos sobre a idéia de duas comissões apurarem, ao mesmo tempo, o uso dos cartões.

"A CPI auto-investigativa, de um lado só, não poderá contar com a nossa participação. Não nos restará outra alternativa senão a criação de uma CPI somente no Senado", disse o líder do DEM, José Agripino Maia (RN).

Mais cauteloso, o senador Arthur Virgílio (PSDB-AM) defende que a nova CPI seja criada somente se houver blindagem dos governistas às investigações. "Eu acho que, em qualquer circunstância, a gente deve estar na CPI. Temos que apresentar os requerimentos mais duros, mais indigestos, logo de cara. E testar para saber se os governistas estão falando sério ou não quando se dizem dispostos a fazer as investigações."

O vice-líder do PSDB na Casa, Álvaro Dias (PR), disse à Folha Online ser favorável à instalação imediata da CPI no Senado. Em um tom duro, Dias considerou um "desastre" as articulações de Sampaio para a criação da comissão mista que, segundo ele, resultaram no controle governista.

"Nós não somos obrigados a seguir uma estratégia que consideramos um desastre para a oposição. Temos que antecipar a instalação da CPI no Senado. A providência tem que ser imediata contra essa relação de promiscuidade do governo com o parlamento", enfatizou o vice-líder.

O PT indicou, nesta quinta-feira, o deputado Luiz Sérgio (RJ) para ocupar a relatoria da CPI. O senador Neuto de Conto (PMDB-SC) também confirmou hoje que aceita o convite do partido para presidir a comissão. Com as duas confirmações, o governo ficará com os cargos de comando da CPI com o argumento de que o PMDB e o PT são as maiores bancadas no Senado e na Câmara.

8Candidato*

Sampaio não descarta lançar um candidato de oposição à relatoria da CPI para evitar que os governistas emplaquem dois nomes no comando. O deputado admite que a estratégia pode ser inócua, uma vez que os governistas serão maioria na comissão. Mas disse que seria uma candidatura de "protesto" para que a oposição firme a postura contra o comando governista.

"Precisamos aguardar que o texto seja lido e, somente depois, os membros serão indicados. Toda indicação de nomes antes da leitura do requerimento dos membros é para se criar um mal estar na CPI", protestou.

Comentários dos leitores
Eduardo Giorgini (345) 12/10/2009 11h02
Eduardo Giorgini (345) 12/10/2009 11h02
"Oposição critica sigilo em gastos do governo após análise das informações no TCU"
Pela lógica, as fichas para corrupção do PT vem da éra FHC ou Serra?
Uma equação um tanto estranha para justificar as falcatruas do PT.
A culpa é de Serra entao?
[]s
Eduardo.
sem opinião
avalie fechar
Luís da Velosa (1172) 18/08/2009 07h48
Luís da Velosa (1172) 18/08/2009 07h48
Cartão Corporativo... mais atos secretos. Cadê a transparência?! Meu Deus, que horror! Quanto cinismo! Quanta corrupção! sem opinião
avalie fechar
Monica Rego (311) 17/08/2009 15h49
Monica Rego (311) 17/08/2009 15h49
La vem a mídia conservadora e os demos tucanos, com memória curta já devem ter se esquecido do serra-card ou alguma coisa mudou?!
Ainda veremos muito tucano e demos pfl na cadeia e o povo paulista, mineiro, gaúcho pedindo desculpas por tamanha ignorância...!!!
33 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (10299)
Termos e condições
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página