Publicidade

Publicidade
Brasil
18/02/2008 - 09h23

Governo Lula falha ao não se esforçar para fazer reforma política, diz Sarney

Publicidade

da Folha Online

Aliado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o senador José Sarney (PMDB-AP), 76, apontou como "falha" o governo federal não ter se esforçado para promover uma reforma política, informa nesta segunda-feira reportagem de Valdo Cruz, publicada pela Folha (íntegra disponível para assinantes do UOL e do jornal).

"O governo não tem feito o esforço necessário para fazer a reforma política. Porque, se o presidente colocasse o seu prestígio a serviço de fazer uma reforma política de profundidade no país, seria sem dúvida um marco histórico muito importante", disse Sarney.

Em entrevista à Folha, ele disse ainda que o PT não tem "cultura de parceria". "O PT, como um partido ideológico, não tem cultura de coligação, não tem essa cultura de parceria. Sempre defendeu o contrário. De maneira que isso deve criar alguma dificuldade de convivência, mas o presidente tem administrado isso muito bem."

Presidente na época da Constituinte de 88, ele afirmou que a Carta foi uma "frustração" e tornou o país "ingovernável".

"Infelizmente a Constituinte de 88 foi uma frustração. Ela criou um sistema parlamentarista e ao mesmo tempo presidencialista, no qual criou o instrumento das medidas provisórias, que faz com que o Parlamento não legisle, transfere ao Executivo a função de legislar. Eu não tive condições nenhuma de influir na Constituinte, fiquei como contestador da Constituinte dizendo que ela ia tornar o país ingovernável. E na realidade isso ocorreu."

 

FolhaShop

Digite produto
ou marca