Publicidade

Publicidade
Brasil
19/02/2008 - 17h41

Oposição ignora acordo com governistas e pede criação de 2ª CPI dos Cartões

Publicidade

GABRIELA GUERREIRO
da Folha Online, em Brasília

A oposição ignorou o acordo fechado pelo deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP) com o líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR) para criação de uma CPI mista (formada por deputados e senadores) para investigar o uso dos cartões corporativos, e apresentou hoje requerimento para a instalação de uma segunda CPI dos Cartões Corporativos. O requerimento --que tem 30 assinaturas-- pede a criação de uma CPI só no Senado.

Apesar de o governo ter mostrado disposição em negociar um cargo de comando para o DEM ou PSDB na CPI mista (formada por deputados e senadores) dos Cartões, a oposição decidiu antecipar-se com a apresentação do requerimento para uma segunda comissão --que também vai investigar irregularidades no uso dos cartões corporativos do governo.

"Mesmo não tendo um impedimento para se instalar a CPI só no Senado após a criação da comissão mista, aqui está a solicitação da CPI no Senado para que aprendamos na política brasileira a não se brincar com a representatividade", disse o líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (AM).

Segundo o tucano, DEM e PSDB reúnem juntos a maior bancada de parlamentares no Senado, o que configura à oposição o direito de ficar no comando da comissão mista. "Nem tudo pode o que acha o governo. E a prova que não pode tudo é o nosso requerimento", afirmou.

A oposição decidiu apresentar o requerimento para a criação da CPI apenas no Senado depois de ficar sem a presidência e a relatoria da comissão mista dos cartões corporativos. DEM e PSDB chegaram a sinalizar que apoiaram a CPI mista, mas decidiram voltar atrás nesta tarde para marcar posição --já que no Senado reúnem forças para enfrentar o governo.

"Estamos agindo em legítima defesa. O nome para discutir ou relatar, estamos dispostos a negociar. Mas que seja feita uma pauta equilibrada na comissão, até para que o relator também faça um relatório equilibrado. Fora isso, é participarmos de uma farsa, é dar a oportunidade do governo de se auto-investigar. Não podemos concordar, por isso tomamos a iniciativa", disse o líder do DEM no Senado, José Agripino Maia (RN).

Comentários dos leitores
Eduardo Giorgini (345) 12/10/2009 11h02
Eduardo Giorgini (345) 12/10/2009 11h02
"Oposição critica sigilo em gastos do governo após análise das informações no TCU"
Pela lógica, as fichas para corrupção do PT vem da éra FHC ou Serra?
Uma equação um tanto estranha para justificar as falcatruas do PT.
A culpa é de Serra entao?
[]s
Eduardo.
sem opinião
avalie fechar
Luís da Velosa (1172) 18/08/2009 07h48
Luís da Velosa (1172) 18/08/2009 07h48
Cartão Corporativo... mais atos secretos. Cadê a transparência?! Meu Deus, que horror! Quanto cinismo! Quanta corrupção! sem opinião
avalie fechar
Monica Rego (311) 17/08/2009 15h49
Monica Rego (311) 17/08/2009 15h49
La vem a mídia conservadora e os demos tucanos, com memória curta já devem ter se esquecido do serra-card ou alguma coisa mudou?!
Ainda veremos muito tucano e demos pfl na cadeia e o povo paulista, mineiro, gaúcho pedindo desculpas por tamanha ignorância...!!!
33 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (10299)
Termos e condições
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca