Publicidade

Publicidade
Brasil
21/02/2008 - 12h52

José Alencar diz que tratamento foi um sucesso

Publicidade

VALDO CRUZ
da Folha de S.Paulo, em Brasília

Lutando contra um câncer na região abdominal, o vice-presidente José Alencar disse à Folha que seus médicos consideraram "um sucesso absoluto" a aplicação de radiofrequência feita anteontem no Hospital Sírio-Libanês para combater um tumor no retroperitônio (cavidade abdominal). "Foi um sucesso absoluto, os médicos estão entusiasmados com o resultado, esse tumor está erradicado", afirmou José Alencar, demonstrando grande otimismo com seu tratamento.

O vice-presidente, contudo, lembrou que é preciso "ter todo cuidado" porque o tumor pode voltar, como já ocorreu outras vezes, quando José Alencar foi submetido a uma cirurgia para retirá-lo. Até o tratamento de ontem, ele já havia feito três cirurgias para extrair o mesmo tipo de tumor.

Dessa vez, como o tumor era muito pequeno, foi possível fazer o procedimento da radiofrequência. Essa técnica consiste em fazer uma aplicação por meio de uma espécie de agulha, que atinge o local do tumor a uma temperatura de 80 graus centígrados.

Antes, José Alencar havia se submetido a duas sessões de quimioterapia. Como o tumor não desapareceu, os médicos optaram pela radiofrequência, considerada bem-sucedida no Hospital Sírio-Libanês, onde o vice-presidente faz seu tratamento no Brasil contra o câncer.

Segundo um assessor do vice-presidente, as imagens feitas antes e depois da radiofrequência mostram claramente que o "tumor evaporou".

 

FolhaShop

Digite produto
ou marca