Senadores do PMDB e PSDB trocam insultos e quase saem no tapa
GABRIELA GUERREIRO
RENATA GIRALDI
da Folha Online, em Brasília
Os senadores Gilvam Borges (PMDB-AP) e Mário Couto (PSDB-PA) trocaram insultos verbais e quase se agrediram fisicamente durante sessão do plenário do Senado. A confusão começou depois que Borges, em seu discurso, disse que a oposição era "irresponsável" ao comentar a disputa do DEM e do PSDB pelo comando da CPI mista do Cartões Corporativos. Couto também reagiu aos ataques da tribuna, o que acirrou os ânimos dos dois parlamentares.
Depois de trocarem insultos verbais por vários minutos, Couto desceu da tribuna, apontou o dedo para Gilvam e os dois começaram a discutir. Ao levantar da cadeira, Gilvam deu um empurrão no colega, que tentou reagir com tapas. Os dois senadores foram contidos pelos colegas Kátia Abreu (DEM-TO) e Demóstenes Torres (DEM-GO).
Demóstenes chegou a segurar Couto pela cintura para dispersar a confusão e outros senadores também tentaram apartar a briga.
Mesmo afastados, os dois parlamentares continuaram a troca de insultos. "Vossa Excelência é safado", disse Couto. "Vagabundo", respondeu Borges. O tucano foi além: "Irresponsável, incompetente". Borges, por sua vez, anunciou que fará um discurso nesta sexta-feira com denúncias contra o tucano. "Amanhã a máscara cai, acabou a palhaçada", disse Borges.
Insultos
Em seu discurso, Borges fez uma ampla defesa do governo Lula e também pediu que a oposição pare de discutir as irregularidades no uso dos cartões corporativos do governo federal. O senador não quis ceder a palavra a parlamentares tucanos, que insistiam em discutir a compra de uma tapioca pelo ministro Orlando Silva (Esportes) com cartões corporativos.
Ao subir à tribuna para discursar, Couto reagiu ao colega. O tucano disse que Borges caiu em contradição porque, antes de criticar a oposição, havia elogiado o empenho do senador Papaléo Paes (PSDB-AP) na liberação de recursos para o Amapá. "Então Vossa Excelência chamou o senador de irresponsável [porque é da oposição]. Chamou de responsável e chamou de irresponsável depois", disse.
Couto também criticou a postura de Borges de "calar a oposição", já que não quis prolongar a discussão sobre os cartões corporativos. "Que Vossa Excelência comemore [êxitos do governo Lula], tudo bem. Mas devo dizer que Vossa Excelência não pode mandar nenhum senador calar a boca", enfatizou.
Depois da confusão, Couto disse que "não iria tão para baixo" ao ser questionado se chegaria às vias de fato com o colega. "Foi um desrespeito o que ele fez", criticou. O tucano reclamou que Borges vem agindo com desrespeito à oposição desde que surgiram as primeiras denúncias contra o senador Renan Calheiros (PMDB-AL), no ano passado.
"Ninguém pode calar a boca de ninguém aqui", disse Couto, lembrando que todos os senadores são parlamentares sem diferenças entre si. Borges deixou o plenário após o tumulto e não se manifestou sobre o ocorrido.
Responsável por evitar a troca de socos entre os senadores, Kátia Abreu disse que agiu na defesa dos colegas e da instituição. "Nós não fomos eleitos para isso. Aqui, é uma Casa do diálogo e da democracia. Nessa hora, o que prevaleceu foi o cuidado com os colegas e com a Casa. Na hora do debate, a gente tem que estar preparado para ouvir certas coisas, tem de ter equilíbrio", afirmou a senadora.
Leia mais
- Senado cria oficialmente CPI mista para investigar cartões corporativos
- CGU afirma que vai rever auditoria de cartão de Gregolin
- Oposição ignora acordo com governistas e pede criação de 2º CPI dos Cartões
- Pressionados por ameaça de 2ª CPI, governistas admitem ceder presidência de comissão
- Governo deve manter indicação de presidente e relator da CPI dos Cartões
Especial


Pela lógica, as fichas para corrupção do PT vem da éra FHC ou Serra?
Uma equação um tanto estranha para justificar as falcatruas do PT.
A culpa é de Serra entao?
[]s
Eduardo.
avalie fechar
avalie fechar
Ainda veremos muito tucano e demos pfl na cadeia e o povo paulista, mineiro, gaúcho pedindo desculpas por tamanha ignorância...!!!
avalie fechar