Corregedor vai investigar eventual quebra de decoro em bate-boca de senadores
GABRIELA GUERREIRO
da Folha Online, em Brasília
O corregedor do Senado, Romeu Tuma (DEM-SP), vai apurar se houve quebra de decoro parlamentar na troca de agressões entre os senadores Gilvam Borges (PMDB-AP) e Mário Couto (PSDB-PA), protagonizada esta tarde no plenário da Casa. Tuma considerou "inaceitável" o comportamento dos senadores que, após agressões verbais no plenário, só não se agrediram fisicamente porque foram contidos por colegas.
"É inaceitável um comportamento desrespeitoso que manche a imagem do Senado", disse o corregedor. Tuma afirmou que decidiu investigar se houve quebra de decoro pelos parlamentares porque considera que o episódio arranha a imagem do Congresso Nacional e dos parlamentares.
A confusão começou depois que Borges, em seu discurso, disse que a oposição era "irresponsável" --ao comentar a disputa do DEM e do PSDB pelo comando da CPI mista do Cartões Corporativos. Couto também reagiu aos ataques da tribuna, o que acirrou os ânimos dos dois parlamentares.
Depois de trocarem insultos verbais por vários minutos, Couto desceu da tribuna, apontou o dedo para Gilvam e os dois começaram a discutir. Ao levantar da cadeira, Gilvam deu um empurrão no colega, que tentou reagir com tapas. Os dois senadores foram contidos pelos colegas Kátia Abreu (DEM-TO) e Demóstenes Torres (DEM-GO).
Demóstenes chegou a segurar Couto pela cintura para dispersar a confusão e outros senadores também tentaram apartar a briga.
Mesmo afastados, os dois parlamentares continuaram a troca de insultos. "Vossa Excelência é safado", disse Couto. "Vagabundo", respondeu Borges. O tucano foi além: "Irresponsável, incompetente".
Depois da confusão, Couto disse que "não iria tão baixo" ao ser questionado se chegaria às vias de fato com o colega. "Foi um desrespeito o que ele fez", criticou.
O tucano reclamou que Borges vem agindo com desrespeito à oposição desde que surgiram as primeiras denúncias contra o senador Renan Calheiros (PMDB-AL), no ano passado. O tucano teve o apoio de colegas da oposição, que consideram Borges como um "censor" das irregularidades do governo.
O peemedebista, por sua vez, desafiou o colega para um "duelo verbal" nesta sexta-feira. Borges disse que vai fazer revelações que comprometerão o tucano. "O combate está marcado para amanhã. Eu acho que ele tem problemas, tem um grau de agressividade muito alto. Ele esmurra a tribuna ao falar. Ou tem problema de insegurança muito grande, ou tem desequilíbrio", atacou Borges.
Leia mais
- Senadores do PMDB e PSDB trocam insultos e quase saem no tapa
- Governistas se unem para desqualificar CPI dos Cartões proposta por oposição
- Senado cria oficialmente CPI mista para investigar cartões corporativos
- PSOL protesta em defesa da transparência nas investigações dos cartões
- Presidente do Senado pede entendimento para evitar duas CPIs dos Cartões
Especial



Pela lógica, as fichas para corrupção do PT vem da éra FHC ou Serra?
Uma equação um tanto estranha para justificar as falcatruas do PT.
A culpa é de Serra entao?
[]s
Eduardo.
avalie fechar
avalie fechar
Ainda veremos muito tucano e demos pfl na cadeia e o povo paulista, mineiro, gaúcho pedindo desculpas por tamanha ignorância...!!!
avalie fechar