Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/02/2008 - 19h36

PT e PSDB disputam comando da Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara

Publicidade

RENATA GIRALDI
da Folha Online, em Brasília

O presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), e o líder do PSDB na Casa, José Aníbal (SP), desentenderam-se nesta terça-feira durante a reunião de líderes para definir a escolha dos comandos das comissões permanentes. Aníbal reivindicou o direito do seu partido escolher uma das comissões mais importantes da Câmara --mesma reivindicação do PT.

Os dois deputados se acusaram mutuamente de não cumprimento de acordos e de faltar com a verdade. "Você não está com a informação correta", teria dito Chinaglia, segundo interlocutores, dirigindo-se a Aníbal.

"Houve um acordo [para garantir a vitória de Chinaglia na disputa pela presidência da Câmara] e isso tem de ser cumprido", teria respondido Aníbal, segundo deputados. Alguns dos presentes contaram ainda que ambos elevaram a voz.

Aníbal cobrou de Chinaglia o direito de o PSDB presidir a Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática --uma das mais importantes da Câmara--, que é responsável pela votação da liberação de concessões de emissoras de rádio e televisão, por exemplo. Porém, o PT também quer comandar esta mesma comissão.

De acordo com Aníbal, no ano passado quando houve a campanha de Chinaglia pela presidência da Câmara, o PT aceitou abrir mão da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática. No entanto, os petistas afirmam que o entendimento na época foi apenas para mudar a ordem de escolha das comissões e não exatamente da comissão em questão.

Sem consenso entre PSDB e PT, além de outros partidos, Chinaglia convocou uma nova reunião com os líderes para definir as indicações dos principais cargos das 20 comissões permanentes. Tradicionalmente, os líderes dos partidos fazem as indicações para as comissões e encaminham à Presidência que dá andamento para as eleições --que costumam referendar as indicações partidárias.

Para as indicações, são respeitados os tamanhos das bancadas e blocos partidários. No caso da Câmara, estão na ordem de preferência para a escolha de comissões o bloco liderado pelo PMDB, depois o PT, o DEM e o bloco comandado pelo PSDB, seguidos pelos demais.

Comentários dos leitores
Eduardo Giorgini (345) 12/10/2009 11h02
Eduardo Giorgini (345) 12/10/2009 11h02
"Oposição critica sigilo em gastos do governo após análise das informações no TCU"
Pela lógica, as fichas para corrupção do PT vem da éra FHC ou Serra?
Uma equação um tanto estranha para justificar as falcatruas do PT.
A culpa é de Serra entao?
[]s
Eduardo.
sem opinião
avalie fechar
Luís da Velosa (1172) 18/08/2009 07h48
Luís da Velosa (1172) 18/08/2009 07h48
Cartão Corporativo... mais atos secretos. Cadê a transparência?! Meu Deus, que horror! Quanto cinismo! Quanta corrupção! sem opinião
avalie fechar
Monica Rego (311) 17/08/2009 15h49
Monica Rego (311) 17/08/2009 15h49
La vem a mídia conservadora e os demos tucanos, com memória curta já devem ter se esquecido do serra-card ou alguma coisa mudou?!
Ainda veremos muito tucano e demos pfl na cadeia e o povo paulista, mineiro, gaúcho pedindo desculpas por tamanha ignorância...!!!
33 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (10299)
Termos e condições
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página