Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/02/2008 - 08h26

Folha obtém mais duas vitórias em ações dos fiéis da Universal

Publicidade

da Folha de S.Paulo

A juíza de Direito Elisabete Franco Longobardi, da comarca de Carapebus, município do Estado do Rio de Janeiro, julgou improcedente ação de indenização movida por um pastor da Igreja Universal do Reino de Deus contra a Folha e a jornalista Elvira Lobato.

Trata-se da primeira decisão em que houve julgamento do mérito --ou seja, a juíza examinou se houve ou não abuso do exercício do direito de informação com a reportagem "Universal chega aos 30 anos com império empresarial", publicada em dezembro. Os processos anteriores foram extintos porque a Justiça considerou ilegítimos os autores das ações.

O juiz André Souza Brito, do Juizado Especial Cível de Macaé (RJ), também extinguiu a ação proposta por Luis Cláudio Moraes da Rocha, que alegou "transtornos íntimos" em virtude da reportagem.

Com essas duas decisões, já chegam a 11 as sentenças favoráveis ao jornal e à jornalista, de um total de 63 ações de indenização movidas.

A juíza Longobardi registrou que o jornal não circula no município de Carapebus, onde o autor é pastor da Igreja Universal. "Me parece estranho que num município onde o jornal Folha de S.Paulo não circula, os munícipes tenham adquirido o jornal e estejam abordando o requerente a fim de ofendê-lo", afirmou na sentença.

Segundo a decisão, "não ficou demonstrado pelo autor [o pastor] nenhuma ofensa a sua honra subjetiva, imagem ou a sua dignidade, mormente porque, em nenhum momento, a matéria jornalística publicada no jornal Folha de S.Paulo faz referência ao nome do autor, não tendo sido mencionado, de forma específica, a Igreja em que o reclamante é pastor".

Igualmente, o juiz Souza Brito, da comarca de Macaé, afirmou na sentença que "na reportagem objeto da ação não houve qualquer menção do nome do autor ou qualquer referência que pudesse vinculá-lo ao conteúdo da mesma, salvo o fato de seguir a doutrina pregada pela referida igreja, esta sim a pessoa jurídica mencionada na reportagem".

Comentários dos leitores
Roberto Figueiredo (1) 24/09/2009 19h32
Roberto Figueiredo (1) 24/09/2009 19h32
Apesar do meu comentário ser atrasado, quero dizer que tais ações de fieis da igreja contra a folha e sua jornalista não passam de mais uma armação da prórpria igreja que tem por costume, manipular e usar os fieis, principalmente obreiros e membros de grupo jovem e outras para beneficio proprio.
Digo porque já fui membro e obreiro e tentaram várias vezes me manipular e por isso que sai.
3 opiniões
avalie fechar
natan oliveira (8) 17/08/2009 20h51
natan oliveira (8) 17/08/2009 20h51
Quero aqui expressar o meu descontentamento com alguns da mídia . Já não nos bastavam alguns políticos e outros... Agora vocês também? Querem baixar ao nível deles?!? Vocês agora estão querendo tocar fogo neste país? Querem criar uma "guerra santa"? Ficam alimentando disputa entre emissoras? É isso? Não dividam este país cristão.
Antigamente, eu aceitava tudo que via, lia e ouvia. hoje recebo a notícia, processo, avalio e determino minha opinião. Nunca mais serei massa de manobra de alguns. Viva a democracia e a imprensa imparcial!
10 opiniões
avalie fechar
Odilon Ronaldo (2) 17/08/2009 09h49
Odilon Ronaldo (2) 17/08/2009 09h49
Bom dia a todos .
Após ler alguns cometários , tenho dentro de mim dois sentimentos (tristeza e ao mesmo tento ira) , por ver que algumas pessoas ainda não entenderam o que o Senhor "Jesus" veio fazer . Deus amou o mundo tal maneira que deu seu Filho Unigênito para que todo aquele que Nele Crê não pereça , mas tenha a vida eterna". Mas o evangélho que estou vendo hoje em dia é diferente . Não podemos apresentar O Senhor "Jesus" como um Silvio Santos , que sai por ai distribuindo dinheiro carros , mansões , contas bancárias , em nome de uma fé falsa . Ele não veio para dar riquezas materias ao homem , se sim para transformar vidas , tirar o homem da sargeta , das drogas , dos vícios , tirar a mulher da prostituição , da angústia , e lhe dar uma esperança , um lar uma família . Ele veio dar a sua vida pelo pecador , ele veio para perdoar ,e nos dar a vida eterna . Ele falou que bem aventurado são os pobres , porque deles é o reino de Deus , e que dificilmente um rico entrará no céu , pois seus corações estão firmados na riquezas e prazeres desta terra . Vemos que um jovem rico se aproximou dele e perguntou :"Bom mestre , que farei para herdar a vida eterna? " . E qual foi a respota do Senhor "Jesus" ? VENDE TUDO O QUE TEM , REPARTE ENTRE OS POBRES , E TERÁ UM TESOURO NO CÉU . Então aquele jovem rico se intristeceu e se retirou m pois era muito rico . Veja , este Jesus , que ama os pobres , que não dá riquezas para ninguém , ESTE JESUS NINGUÉM QUER . Quantos estão enganados
63 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (621)
Termos e condições
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página