Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/09/2002 - 14h49

Dos 13 Estados com 2º turno em 98, seis não devem ter em 2002

ANDRÉ LUÍS NERY
da Folha Online

Dos 13 Estados que tiveram segundo turno nas eleições para governador, em 1998, seis podem não repetir o pleito neste ano.

Na última eleição, Goiás, Distrito Federal, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Roraima, Sergipe, Mato Grosso do Sul, Pará, Rio Grande do Sul, Rondônia, Piauí, Amapá e São Paulo tiveram segundo turno.

Agora, os seis primeiros podem definir o novo governador já no primeiro turno. Em todos eles, o primeiro colocado nas pesquisas detém mais de 50% dos votos válidos e venceria já no dia 6 de outubro.

Em Goiás, Marconi Perillo (PSDB), que busca a reeleição, aparece com 54% nas intenções de voto em Pesquisa Ibope, realizada entre 1º e 4 de setembro, contra 27% de Maguito Vilela (PMDB).

No Distrito Federal, Joaquim Roriz também deve se reeleger. Pesquisa Ibope coloca o candidato do PMDB com 52%, mais do dobro do petista Geraldo Magela, que soma 24%.

Aécio Neves (PSDB) soma 50% nas intenções de voto em Minas Gerais, conforme levantamento do Datafolha. O principal adversário, Newton Cardoso (PMDB), aparece com somente 15%.

No Rio de Janeiro, o Datafolha também prevê vitória de Rosinha Matheus (PPS). A mulher do presidenciável Anthony Garotinho possui 50% nas intenções de voto, contra 14% de Jorge Silveira (PDT).

Em Roraima e Sergipe, as eleições para governador também devem ser definidas em primeiro turno. No Estado nortista, pesquisa Ibope coloca Flamarion Portela (PSL) com 50%, contra 39% de Ottomar Pinto (PTB).

No Sergipe, João Alves Filho (PFL) também tem 50% nas intenções de voto, segundo o Ibope. O petista José Eduardo Dutra é o segundo colocado, mas aparece com apenas 16% no levantamento do instituto.

Veja também o especial Eleições 2002
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade