Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/03/2008 - 13h02

Líder do PSDB classifica como "sensata" decisão do PT de abrir mão do comando da CPI

Publicidade

GABRIELA GUERREIRO
da Folha Online, em Brasília

O líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (AM), classificou hoje como 'sensata' a decisão do PT de abrir mão da presidência da CPI mista (com deputados e senadores) dos Cartões Corporativos. Com o recuo, a senadora Marisa Serrano (PSDB-MS) vai assumir a presidência da comissão que vai investigar irregularidades no uso dos cartões por integrantes do governo federal. O PT, por sua vez, ficará com a relatoria da comissão, nas mãos do deputado Luiz Sérgio (RJ).

"Eles respeitaram a proporcionalidade, o direito da bancada do PSDB de indicar o presidente da CPI. Acredito que, com isso, se começa a estabelecer uma relação mais positiva entre a senadora Marisa e o deputado Luiz Sérgio", disse Virgílio.

Responsável pelo acordo firmado com a oposição para que Marisa Serrano assuma a presidência da CPI, o senador Romero Jucá (PMDB-RR) disse que o PT quis colaborar com o processo de investigação ao desistir do cargo. "O PT entendeu, colaborou. É importante agora investigarmos."

Jucá, que é líder do governo no Senado, negou que a bancada do PT na Câmara tenha ficado isolada nas negociações --o que teria obrigado o partido a desistir de trocar a relatoria da CPI pela presidência. "O PT participou o tempo todo dos debates. Houve a colaboração e o entendimento do PT. Vamos agir nas investigações", afirmou.

A Folha Online apurou que a decisão do PT de abrir mão da presidência da CPI mista foi conseqüência do isolamento da bancada do partido na Câmara, que insistiu na troca do cargo com a oposição mesmo sem o apoio de outras legendas da base aliada do governo.

Segundo parlamentares, o PT não conseguiu convencer nem mesmo a bancada do próprio partido no Senado para ficar com a presidência. Os senadores petistas se mostraram nos bastidores favoráveis à entrega do cargo aos tucanos.

Isolados, os deputados petistas foram forçados a desistir da presidência da comissão. Os senadores aliados, especialmente do PMDB, argumentaram que o confronto com a oposição neste momento poderia trazer prejuízos ao governo federal nas votações no Senado --onde os governistas têm maioria apertada sobre o DEM e PSDB.

Comentários dos leitores
Eduardo Giorgini (345) 12/10/2009 11h02
Eduardo Giorgini (345) 12/10/2009 11h02
"Oposição critica sigilo em gastos do governo após análise das informações no TCU"
Pela lógica, as fichas para corrupção do PT vem da éra FHC ou Serra?
Uma equação um tanto estranha para justificar as falcatruas do PT.
A culpa é de Serra entao?
[]s
Eduardo.
sem opinião
avalie fechar
Luís da Velosa (1172) 18/08/2009 07h48
Luís da Velosa (1172) 18/08/2009 07h48
Cartão Corporativo... mais atos secretos. Cadê a transparência?! Meu Deus, que horror! Quanto cinismo! Quanta corrupção! sem opinião
avalie fechar
Monica Rego (311) 17/08/2009 15h49
Monica Rego (311) 17/08/2009 15h49
La vem a mídia conservadora e os demos tucanos, com memória curta já devem ter se esquecido do serra-card ou alguma coisa mudou?!
Ainda veremos muito tucano e demos pfl na cadeia e o povo paulista, mineiro, gaúcho pedindo desculpas por tamanha ignorância...!!!
33 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (10299)
Termos e condições
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página