Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/03/2008 - 20h12

Arruda pede pressa na mudança da sede governo para ceder Palácio do Buriti a Lula

Publicidade

RENATA GIRALDI
da Folha Online, em Brasília

O governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda (DEM), determinou nesta quinta-feira que seus assessores acelerem sua mudança do Palácio do Buriti --sede do governo do DF-- para um prédio provisório na cidade-satélite de Taguatinga. É que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e vários de seus assessores diretos ocuparão o Buriti enquanto o Palácio do Planalto for reformado.

A data para o início da reforma, segundo assessores de Lula, ainda não foi marcada. Mas o presidente também estaria ansioso para que ver a reforma começar.

Segundo interlocutores, Lula quer concluir a reforma do Planalto até o final de 2010, quando deixará o governo. Como o Planalto tem quase 50 anos, as obras são amplas incluindo as partes hidráulica, elétrica e revestimentos internos e externos. Só o projeto de Niemeyer custará R$ 1 milhão, sem contar os gastos com a obra em si.

A Folha Online apurou que já foi definido que o chamado "núcleo duro" do governo acompanhará a equipe do presidente na mudança para o Buriti. A idéia é que além da estrutura de gabinete de Lula, também mudem para o prédio do Buriti as equipe dos ministros Dilma Rousseff (Casa Civil), Luiz Dulci (Secretaria Geral) e Franklin Martins (Comunicação), além dos seguranças.

O escritório de Niemeyer tem até junho para apresentar o projeto de reforma. Apenas depois disso é que serão feitas as licitações para a obra. As despesas deverão ser custeadas pela União, segundo a assessoria do Planalto.

Espaço

A assessoria de Arruda informou que para dar mais espaço a Lula toda a estrutura do Governo do DF que funciona no Buriti também vai ser transferida para Taguatinga para um prédio apelidado de "Buritinga". Parte desta estrutura já foi retirada do Buriti e transferida para uma área da rodoferroviária.

Segundo assessores de Arruda, os gastos que envolvem as mudanças vão ser pagos pelo governo do Distrito Federal. A exceção são os gastos que se referem à mudança do Palácio do Planalto para o Buriti --que vão ser custeadas pelo próprio governo federal.

O Palácio do Buriti está localizado no lado oposto de onde ficam a Esplanada dos Ministérios e os prédios do Senado, da Câmara e do STF (Supremo Tribunal Federal).

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página