Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/03/2008 - 15h37

Na reunião de coordenação, Amorim fala sobre situação na América do Sul

Publicidade

RENATA GIRALDI
da Folha Online, em Brasília

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva quis saber nesta segunda-feira os detalhes do desfecho do impasse que envolveu o Equador e a Colômbia na semana passada. A pedido do presidente, o ministro Celso Amorim (Relações Exteriores) fez hoje um relato minucioso sobre os debates realizados na última cúpula do Grupo do Rio, realizada na semana passada em Santo Domingo, na República Dominicana.

O relato de Amorim ocorreu durante a reunião de coordenação, na manhã de hoje, no Palácio do Planalto. Além do presidente e de Amorim, participaram da reunião de coordenação política o vice-presidente José Alencar, os ministros Dilma Rousseff (Casa Civil), Luiz Dulci (Secretaria Geral da Presidência), Guido Mantega (Fazenda), José Múcio Monteiro (Relações Institucionais) e Franklin Martins (Comunicação Social).

Amorim fez uma análise do acordo firmado na OEA (Organização dos Estados Americanos) que possibilitou o fim da crise após a invasão de território equatoriano por militares da Colômbia, na semana passada. O assuntou gerou uma crise latino-americana, na qual Lula foi um dos intermediadores.

No auge do impasse, o presidente do Equador, Rafael Correa, veio a Brasília conversar com Lula e pedir o apoio do governo. Lula condenou a "violação territorial", mas também conversou com o presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, sugerindo que pedisse novas desculpas a Correa.

No dia 17, haverá uma nova reunião de chanceleres, desta vez em Washington (EUA). Antes, na quinta-feira, o presidente recebe a visita da secretária de Estado dos EUA, Condoleezza Rice. A expectativa é a de que a crise entre Equador e Colômbia seja um dos temas da reunião.

Comentários dos leitores
Rui Ruz Caputi Caputi (1130) 02/06/2008 21h47
Rui Ruz Caputi Caputi (1130) 02/06/2008 21h47
Quero ouvir e ver uma boa explicação sobre a contratação com meu dinheiro pago atravez de meus impostos, da esposa do guerrilheiro a Sra Slongo no ministerio da pesca.
Minha nossa além de sustentar toda essa turma, ainda me arrumam estrangeiros sobre minhas costas, o povo não aguenta tanta desfasatez
4 opiniões
avalie fechar
FORTALEZA / CE
Serra calado é REI!!!
Tó fora...
24 opiniões
avalie fechar
FORTALEZA / CE
Estes tucanos são sem sobra de duvidas uns cara de pau com cupim... E a mídia conservadora dando destaque pra esta galera que estão sendo procurados até na suiça e frança isso sim é babado... E a josé serra vem com o papo que é eleitoreiro...!!! Agora até a frança e a suiça são PETISTAS... Se bem que o povo francês quando cismam são bem parecidos com os PETISTAS do Brasil... vão para as ruas e defendem seus interesses sociais... As conquistas, agora já a turma dos demos e p$db é sujo muito sujo e se for levantado o tapete vai sobrar pra mídia conservadora, pra banqueiros, doleiros, sonegadores, traficantes, polícia, prefeituras, estados e vai respingar não vai lambuzar o serra, alkcmim, aécio, yeda, arthur, agripino, fortes, acm junior e a legião menor da base do p$db/demo... 13 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (140)
Termos e condições
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página