Banco do Brasil paga auxílio à PM com cartões corporativos no TO
FELIPE BÄCHTOLD
da Agência Folha
A seccional da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) do Tocantins vai entrar na Justiça com uma ação contra um convênio firmado entre o governo estadual e o Banco do Brasil para o uso de cartões corporativos do banco.
Segundo a OAB, o Banco do Brasil cedeu cartões para policiais militares do Estado em troca da prestação de serviços de segurança.
Os gastos, que somam R$ 30 mil por mês, são para manutenção, como abastecimento e conserto de automóveis.
Os policiais militares passaram a reforçar o policiamento de cerca de 30 agências bancárias pelo Estado devido ao acordo, segundo a denúncia.
O presidente da OAB-TO, Hercílio Bezerra, diz que a troca de cartões corporativos por segurança configura a prestação de um serviço particular por parte da PM, o que é ilegal.
O governo estadual confirma a existência do convênio, mas diz que se trata apenas de uma "ajuda de custo" do banco à Polícia Militar do Estado.
Segundo o subsecretário da Fazenda do Tocantins, Marcelo Tavares, o Banco do Brasil auxilia o Estado a manter os carros da patrulha da PM em condições de serem chamados com rapidez em caso de alguma emergência. Para Tavares, o valor do auxílio é "ínfimo".
Ele também afirma que a maior parte dos gastos dos policiais militares no convênio não é feita por meio de cartões corporativos. Segundo o subsecretário, todos os gastos feitos pela PM dentro do acordo precisam ser comprovados ao governo estadual e ao banco.
Procurada pela Folha, a direção do Banco do Brasil, por meio da assessoria de imprensa, disse ontem que o convênio é legal, previsto em lei e beneficia toda a população. Segundo o banco, dentro do acordo os gastos através de cartões corporativos proporcionam mais transparência.
Leia mais
- Serrano diz que ameaça de esvaziamento da CPI dos Cartões é prematura
- CPI dos Cartões começa a tomar depoimentos nesta semana
- Em ano eleitoral, CPIs se arrastam no Congresso sem resultados
- Oposição ameaça deixar CPI dos Cartões em represália à suposta blindagem do governo
- Relator da CPI dos Cartões diz que feriado não vai prejudicar investigação
Especial


Pela lógica, as fichas para corrupção do PT vem da éra FHC ou Serra?
Uma equação um tanto estranha para justificar as falcatruas do PT.
A culpa é de Serra entao?
[]s
Eduardo.
avalie fechar
avalie fechar
Ainda veremos muito tucano e demos pfl na cadeia e o povo paulista, mineiro, gaúcho pedindo desculpas por tamanha ignorância...!!!
avalie fechar