Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/09/2002 - 11h51

Se vencer, Serra reafirma que manterá Armíno Fraga no BC

FABIANA FUTEMA
da Folha Online

O candidato a presidente do PSDB, José Serra, reafirmou hoje que, caso seja eleito, manterá Armínio Fraga na presidência do Banco Central. Segundo ele, a definição do nome de Fraga e a política econômica que ele adotará num eventual governo seu já seriam suficientes para reverter as expectativas do mercado e reduzir o dólar.

Serra disse que a sua política está baseada num tripé macroeconômico: a manutenção do câmbio flutuante, a responsabilidade fiscal e o cumprimento de metas inflacionárias.

Além disso, o tucano afirmou que a manutenção do superávit primário e o aumento do superávit comercial por meio de elevação das exportações ajudarão a acalmar o mercado.

O candidato do PSDB negou, hoje, que teria dito no final de semana que o dólar registrou fechamentos recordes nos últimos dias em função do avanço da candidatura Lula. Ele também negou que uma eventual vitória do petista transformaria o Brasil numa Argentina.

Segundo Serra, é um equívoco comparar o real ao peso, pois, quando a moeda argentina começou a ser desvalorizada, havia uma relação de 1 para 1 com o dólar. No caso do real, Serra lembrou que o dólar já valia R$ 2,30. Dessa forma, a desvalorização da moeda argentina foi muito maior que a da brasileira, segundo ele.

O candidato justificou a alta do dólar como sendo resultado de uma combinação de circunstâncias da economia internacional e uma análise equivocada dos países em desenvolvimento. "Ainda tem gente que acha que a capital do Brasil é Buenos Aires".

Leia mais:

  • Serra diz que alta do dólar é fruto de "avaliação equivocada"


  • Serra nega ter proposto aumento de R$ 11 no salário mínimo


  • Serra diz que PT muda de discurso de acordo com a platéia


  • Serra diz que é um homem "intuitivo" e alfineta adversários


  • Veja também o especial Eleições 2002
     

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade