Alckmin diz que tem apoio de Serra para ser candidato em São Paulo
REGIANE SOARES
da Folha Online
O ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSDB) disse nesta terça-feira que não tem dúvida do apoio do governador paulista José Serra (PSDB) para sua candidatura à Prefeitura de São Paulo. Alckmin, que ainda espera uma posição do partido sobre as eleições municipais, afirmou que "as coisas estão indo super bem" e que a definição interna deve sair em algumas semanas.
"Mas não tenho dúvida [que tenho o apoio do Serra]. Não só eu. O candidato do PSDB, seja quem for, terá todo o apoio do companheiro José Serra", afirmou Alckmin, após ministrar palestra na Faap, em São Paulo, sobre qualidade de vida.
O PSDB ainda não definiu pela candidatura de Alckmin porque o prefeito Gilberto Kassab (DEM) quer disputar a reeleição, o que ameaça a aliança histórica entre tucanos e democratas. Serra e parte do PSDB trabalham nos bastidores pela manutenção da aliança, mas preferem Kassab como candidato.
Alckmin também defende a manutenção da aliança com DEM e o direito de Kassab de concorrer. Só que quer ser o candidato pelo PSDB.
"Se for possível [a aliança], eu acho ótimo. Se não for, faz no segundo turno. Se o DEM quiser ter candidato a prefeito e o prefeito [Kassab] quiser ser candidato é um direito que eles têm. Não há nenhuma razão para impedir uma candidatura que tem todo direito de ser", afirmou.
O ex-governador disse que não está preocupado com a demora na definição da candidatura, mas cobrou pressa do partido para que o candidato tucano possa começar a trabalhar a campanha.
"Não tem prazo [para definição], mas acho que não vai demorar. Há um entendimento que não há razão pra ficar postergando porque desgasta o partido. Quanto mais rápido resolver isso, você vai para o que interessa que é preparar projetos e propostas.
Como fundador do PSDB, Alckmin disse que nunca viu tanta motivação no partido como neste ano para as eleições municipais. "Nunca vi o PSDB tão animado e entusiasmado, inclusive nas suas bases", afirmou o ex-governador, que defendeu a valorização das bases em vez de a militância apenas acatar decisões da cúpula e trabalhar na campanha.
"É preciso mudar essa cultura, valorizar as bases e a militância", afirmou o tucano, sem se referir ao ato marcado para a próxima quinta-feira em prol à candidatura própria do partido.
Além do ato, chamado "Tucanos Pró-São Paulo e Pela Paz na Política", os tucanos favoráveis a Alckmin já iniciaram a coleta de assinaturas pela candidatura própria nos 52 diretórios zonais da capital com objetivo de apresentá-las durante o evento.
Leia mais
- Alckmin cobra decisão sobre candidatura em SP
- PT endurece regras para fechar coligação com partidos de oposição
- Hélio Costa anuncia que PMDB terá candidato próprio em Belo Horizonte
- Aécio diz que aliança PSDB-PT em Belo Horizonte é um projeto em construção
- Petistas divergem sobre aliança PT-PSDB em Minas
- Candidatos só poderão fazer propaganda na internet na página da campanha
Especial


avalie fechar
SRES. SENADORES A PERGUNTA É: O QUE VOCES ESTÃO FAZENDO COM A CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA ? E ONDE VOCES QUEREM CHEGAR COM TANTOS ABSURDOS ??
avalie fechar
avalie fechar