Senado pede informações a Dilma e Jorge Félix sobre cartões corporativos
RENATA GIRALDI
da Folha Online, em Brasília
Sem alarde, a Mesa Diretora do Senado aprovou nesta quinta-feira 47 requerimentos em que os senadores solicitam informações aos ministérios e órgãos ligados diretamente à Presidência da República sobre os gastos com cartões corporativos. Na lista de ministros que devem enviar dados estão Dilma Rousseff (Casa Civil) e Jorge Félix (Gabinete de Segurança Institucional) --cujos nomes provocaram os debates ontem na CPI mista (com deputados e senadores) dos Cartões Corporativos.
Em reunião fechada, os integrantes da Mesa Diretora --que é presidida pelo senador Garibaldi Alves (PMDB-RN)-- aprovaram 38 requerimentos apresentados pelo líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio Netto (AM), e mais nove encaminhados pelo vice-líder da legenda na Casa, Álvaro Dias (PR).
Após a aprovação dos requerimentos, o regimento interno do Senado determina que sejam colhidas as assinaturas de todos os integrantes da Mesa Diretora da Casa e só depois encaminhados os documentos para os ministros e secretários --que têm status de ministro.
Na relação de requerimentos aprovados, além de Dilma e Félix, estão os ministros Luiz Dulci (Secretaria Geral), Franklin Martins (Comunicação Social), José Múcio Monteiro (Relações Institucionais), José Antônio Toffoli (Advocacia Geral da União) e Jorge Hage (Controladoria Geral da União). Todos eles são diretamente vinculados à Presidência da República.
Ontem, durante sessão da CPI, os governistas conseguiram rejeitar o requerimento que propunha a aprovação do depoimento de Dilma Rousseff. Interlocutores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva reconheceram que foi montado uma operação para impedir que o requerimento fosse aprovado. Na mesma sessão foi decidido remarcar a audiência para ouvir Félix --será no dia 8 de abril.
Em meio aos embates, os ministros Tarso Genro (Justiça) e Múcio admitiram existir um levantamento minucioso com dados e números referentes aos gastos com cartões corporativos e contas do tipo 'B', que envolvem informações dos últimos anos.
Nesta quinta-feira, Virgílio encaminhou solicitação à Presidência da República na qual pede que seus gastos e de outros dois ex-ministros do governo anterior --Paulo Renato Souza (Educação) e Raul Jungmann (Reforma Agrária)-- sejam divulgados.
Leia mais
- Garibaldi diz que parlamentares anteciparam disputa eleitoral com embate sobre cartões
- Agora, governo diz que se preparou para CPI dos Cartões
- PSDB pede para Procuradoria investigar Dilma por vazamento de suposto dossiê anti-FHC
- CPI rejeita convocação de Dilma e adia votação de requerimentos sobre sigilo da Presidência
- CPI dos Cartões tem bate-boca entre parlamentares e sorvete de tapioca
Especial


Recebo de um atento amigo colaborador e, sem comentários, dou conhecimento de parte - PARTE, pois lá tem mais, até PORTE DE ARMAS INSTITUCIONAL ( A POPULAÇÃO ELE QUER DESARMAR!)do Decreto nº. 6.381 de 27 de fevereiro de 2008 sancionado pelo LULA E O TARSO, é, por ele mesmo e para proteção dele mesmo e de seus alegres comparsas:
"Art. 1o Findo o mandato do Presidente da República, quem o
houver exercido, em caráter permanente, terá direito:
I - aos serviços de quatro servidores para atividades de segurança e
apoio pessoal;
II - a dois veículos oficiais, com os respectivos motoristas; e
III - ao assessoramento de dois servidores ocupantes de cargos em
comissão do Grupo-Direção e Assessoramento Superiores - DAS, nível 5.
Art. 2o Os servidores e motoristas a que se refere o art. 1o serão
de livre escolha do ex-presidente da República e nomeados para
cargo em comissão destinado ao apoio a ex-presidentes da República,
integrante do quadro dos cargos em comissão e das funções gratificadas
da Casa Civil da Presidência da República.
Art. 3o Para atendimento do disposto no art. 1o, a Secretaria de
Administração da Casa Civil da Presidência da República poderá dispor,
para cada ex-presidente, de até oito cargos em comissão do
Grupo-Direção e Assessoramento Superiores - DAS, sendo dois DAS 102.5,
dois DAS 102.4, dois DAS 102.2 e dois DAS 102.1.ETC.,ETC.,ETC."
Sds. barata's.
avalie fechar
Considerando que conclamas a uma reflexão, atendo levantando questões em breves linhas.
Autonomia universitária? O que significa isto?
-Administrativa ? Impossível.Quem fornece os recursos é o povo e a este compete definir e fiscalizar o uso.
-Política? O povo que concedeu os recursos legitima representantes políticos para definir a utilização deles.Se o faz mal não será,justamente, porque quem devia estudar não estuda. Não só, política partidária se faz, segundo a Lei brasileira (salvo que a contestes) nos e vinculado aos partidos políticos e não nas Universidades; solo sagrado de outro tipo de debate, da ciência enquanto ciência, inclusive a política. Não será colocar o carro na frente dos bois? Não será por isto que o Brasil está na situação que está em que até o instituto e exercício do voto é falseado e manipulado?
-Acadêmica? Ah! Esta sim, deve ser integral e o é sim e lembro que me recordo dela do início da década de setenta. Conheço o sistema por dentro, ainda não o esqueci.Nada manieta o pensamento, nem o fuzil. Não continuo, sabes muito bem do que falo.
Jovem, insinuas que "ninguém faz nada" e em comenos não queres tutor;diversamente, queres autonomia? Também, a hora agora não será tua, afinal, aprendi, quando de minha vez, que :
"Quem sabe faz a hora não espera acontecer!"
Sds. barata's.
avalie fechar
Senhores, somos a favor do voto tripartite nas universidade públicas, pelo fato de que é necessário que aja uma autonomia universitária em instiuições de ensino superior público. Vamos refletir um pouco sobre o assunto: não queremos que nenhum presidente da república (independente de partido político), ou nenhum ministro da educação, indique alguem que venha a dirigir a instituição, e que por sua vez seja influenciado pelas normas e ideologias daqueles que estão no poder. Isso faz com que essa pessoa, uma vez indicada, siga as mesmas formas de conduzir uma instituição que possa a ser alvo de interesses dos detentores do poder, ou seja, sai um reitor corrupto, e entra outro mais corrupto ainda. Outro, presidente da república, ou ministro da educação, indicando quem deva governar, não lembra algo do corporativismo de Mussolini na Itália Fascista? Por isso SIM, A AUTONOMIA UNIVERSITÁRIA, SIM AO VOTO TRIPARTITE, SIM A DEMOCRACIA E AS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE QUALIDADE!
Mas uma coisa, entendi muito bem a ironia dos "universitários babacas", mas estamos chegando no momento que não podemos mais aceitar o fato de rir da desgraça, algo como "zorra total", onde todos riem de coisas desagradáveis e ninguem faz nada, como se fosse tudo normal. Precisamos do apoio de toda sociedade, para construirmos algo de melhor para o nosso futuro e o futuro dos nossos.
Grato
avalie fechar