Brasil
02/04/2008 - 15h40

Procuradoria e União movem ação de improbidade contra Fundação Renascer

Publicidade

da Folha Online

O Ministério Público Federal em São Paulo e a AGU (Advocacia Geral da União) ajuizaram nesta terça-feira uma ação civil pública por atos de improbidade administrativa contra a Fundação Renascer e o bispo da Igreja Renascer, deputado estadual José Antonio Bruno (DEM).

Na ação, a Procuradoria pede que ambos sejam condenados a devolver R$ 1.923.173,95 recebidos do governo federal, em 2003 e 2004, para implementar dois convênios de alfabetização de jovens e adultos do programa Brasil Alfabetizado.

Além disso, o Ministério Público e a AGU pedem que a Justiça conceda liminar para indisponibilizar os bens do deputado e da fundação, que está sob intervenção judicial desde ação movida pelo Ministério Público do Estado de São Paulo.

Ao final do processo, distribuído à 20ª Vara Federal Cível, além da devolução dos valores, os autores da ação pedem que o bispo seja condenado à perda do mandato de deputado estadual.

Segundo a Procuradoria, as investigações concluíram que a Fundação Renascer --que deveria ter alfabetizado 23 mil pessoas--, à época presidida pelo bispo, não prestou contas adequadamente sobre como gastou os recursos dos convênios.

Para o procurador da República Sergio Gardenghi Suiama e os advogados da União Gustavo Henrique Pinheiro de Amorim, Dennys Casellato Hossne e Carolina Yumi de Souza, a falta de recibos, notas fiscais e a recusa de Bruno em atender aos órgãos de fiscalização demonstram que eles cometeram improbidade administrativa.

A fundação informou que só vai comentar o assunto depois que for notificada pela Justiça.

Comentários dos leitores
Lourival Junior (25) 04/08/2009 10h11
Lourival Junior (25) 04/08/2009 10h11
Deixando de lado a vida humana, e o sofrimento do moço pergunto:
Porque eles não fazem com o filho o mesmo que fazem com a fé dos outros?????
BEBA ESTA ÁGUA, SAIDA DESTE CORPO, AGORA ANDE, AGORA PULE, AGORA AGRADEÇA ......
EU HEIN....... estes vendedores de fé!!!!!!
sem opinião
avalie fechar
manoel diegues (29) 03/08/2009 22h03
manoel diegues (29) 03/08/2009 22h03
QUE DEUS TENHA PIEDADE DESTES DOIS,QUE USAM SEU NOME,QUE ELES CAIAO NUMA REAL E APRENDAM A LICAO .E SALVE O FILHO DELES.POIS UM GASTIGO DESTE NIINGUEM MERECE sem opinião
avalie fechar
Luís da Velosa (968) 03/08/2009 21h20
Luís da Velosa (968) 03/08/2009 21h20
Esperamos que logo recupere-se. sem opinião
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (237)
Termos e condições
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca