Oposição consegue convocar Dilma em outra comissão do Senado; base reage
GABRIELA GUERREIRO
da Folha Online, em Brasília
A Comissão de Serviços de Infra-Estrutura do Senado aproveitou a falta de integrantes da base governista e aprovou na manhã desta quinta-feira a convocação da ministra Dilma Rousseff (Casa Civil). O senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) apresentou requerimento pedindo que a ministra explicasse as obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).
A oposição vai aproveitar a convocação para cobrar explicações de Dilma com gastos sigilosos do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e da ex-primeira-dama Ruth Cardoso. Reportagem da Folha revela que o suposto dossiê foi montado por ordem da secretária-executiva da Casa Civil, Erenice Alves Guerra, braço-direito de Dilma. A Casa Civil nega o dossiê e admite a existência de um banco de dados.
Como era minoria na CPI dos Cartões --onde não conseguia aprovar o requerimento que pedia a convocação de Dilma--, a oposição havia traçado como estratégia tentar convocar a ministra em outras comissões do Senado. A oposição chegou a protocolar um requerimento pedindo a convocação dela no plenário da Casa.
O líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), já anunciou que vai recorrer à própria comissão e, posteriormente, ao plenário da Casa, para derrubar o requerimento. "Eles querem fazer uso político dessa situação, nós não vamos permitir", afirmou Jucá.
O senador Marconi Perillo (PSDB-GO) chegou a apresentar um aditivo ao requerimento de Flexa Ribeiro para que a ministra também explicasse o dossiê, mas retirou o pedido para que o requerimento não fique prejudicado --já que o dossiê não é tema da Comissão de Infra-Estrutura.
A oposição argumenta que há mais de um ano vem apresentando sucessivos convites para que Dilma se explique na comissão. Depois de várias negativas da ministra, o PSDB decidiu partir para a convocação da ministra, uma vez que a CPI dos Cartões Corporativos rejeitou todos os requerimentos de convocação de Dilma.
Desgaste
O Palácio do Planalto orientou os integrantes da CPI para impedirem a convocação de Dilma com o objetivo de evitar o seu desgaste político. A ministra é o principal nome do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para disputar a corrida presidencial em 2010.
A oposição cobra explicações de Dilma sobre o vazamento de informações da Casa Civil sobre gastos do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso com cartões corporativos, uma vez que o órgão teria feito um "banco de dados" com detalhes das despesas do ex-presidente.
A estratégia do DEM e PSDB foi apresentar requerimentos de convocação de Dilma em outras comissões permanentes da Casa, e no próprio plenário do Senado, depois que a CPI rejeitou as convocações.
Leia mais
- Oposição e governistas duelam em CPI sobre vazamento e autoria de suposto dossiê
- Tucano atribuiu ao Planalto vazamento de suposto dossiê; aliados querem que ele saia da CPI
- Senador tucano deve ir à CPI dos Cartões para explicar suposto dossiê anti-FHC
- Presidente da CPI ameaça abandonar comissão se base rejeitar requerimentos
- Senador tucano admite que recebeu dossiê anti-FHC; petistas cobram nome de "espião"
- Lula diz que Dilma é vítima de chantagem e compara denúncia com "osso de galinha"
Especial


avalie fechar
"Segundo o parecer da Procuradoria, "com exceção das imputações feitas nas referidas representações --imputações que não se confirmaram-- não consta dos autos sequer indícios da participação da ministra da Casa Civil Dilma Rousseff, do ministro da Justiça Tarso Genro e do ministro Jorge Hage, da Controladoria-Geral da República, nos fatos noticiados, nenhuma prova de que partiu da primeira a ordem para a elaboração do dossiê ou para a divulgação dos dados, nem da omissão dos demais na apuração dos fatos". "
Tá bom, vou fazer de conta que eu acredito.
avalie fechar
Só espero que o senado barre essa aquisição do TCU. Se for eleição 50% + 1 ela tá dentro, mas se tiver que ser 2/3 do senado, temos alguma chance para que isso não ocorra.
Prefiro o Múcio, pois não é fiel a ninguém, só a ele mesmo e assim alguma falcatrua sempre sobra e nós ficamos sabendo e podemos pressionar, com a Eunice isso não aocnteceria, apenas o que fosse oposição, o que fosse da casa seria suprimido.
avalie fechar