Brasil
08/04/2008 - 10h28

PF quer negociar desocupação pacífica de estudantes da UnB; aulas continuam

da Folha Online
da Folha de S.Paulo

A PF (Polícia Federal) informou que está negociando a saída pacífica dos estudantes que ocupam desde quinta-feira passada (03) o prédio da reitoria da (Universidade de Brasília). A 17ª Vara da Justiça Federal do DF determinou na sexta-feira que os estudantes desocupassem o gabinete do reitor Timothy Mulholland.

Os estudantes não só descumpriram a decisão da Justiça como decidiram manter e ampliar a ocupação, em assembléia realizada ontem. Representantes do DCE (Diretório Central dos Estudantes) informaram que iriam recorrer da decisão na Justiça. A ocupação foi estendida para cinco andares do prédio da reitoria.

De acordo com a PF, os estudantes que ocupam o prédio da reitoria da UnB já podem ser indiciados pelos crimes de lesão corporal, dano, desobediência e atentado contra serviço de utilidade pública. A pena para esses crimes prevê detenção de 15 dias a 3 anos --dependendo do delito--, além do pagamento de multa.

A UnB informa que o movimento dos estudantes que exigem a saída de Timothy Mulholland para suspender a ocupação é isolado. De acordo com a universidade, as aulas não foram prejudicadas pela invasão.

A assessoria da UnB voltou a informar que o movimento é isolado e que Timothy Mulholland não deixará a reitoria. Segundo a UnB, 200 pessoas participam do ato, mas a universidade possui 28 mil alunos de gradução e pós-graduação.

Em nota, a UnB informa que a invasão do prédio da reitoria pelos estudantes compromete o funcionamento de serviços administrativos essenciais, como a folha de pagamento dos funcionários da instituição, efetivação de contratos e convênios, processamento de pagamento de bolsas, entre outros.

Confusão

Houve troca de socos, chutes, pontapés e puxões de cabelo entre os estudantes da UnB e os 20 seguranças da instituição que tentaram impedir a entrada dos invasores. Um estudante chegou a jogar uma cadeira sobre seguranças.

Ontem, ao menos cinco funcionários ficaram feridos, segundo a UnB. Os estudantes também afirmaram que alunos ficaram machucados.

Segundo estimativa da reportagem, havia cerca de 600 estudantes no local. O movimento falava em até 1.300 pessoas. A segurança da UnB não soube dizer a quantidade, e a PM não estava presente.

Contrariando o discurso de movimento pacífico desenvolvido na semana passada, os alunos partiram para cima dos seguranças, que tentaram por dez minutos evitar a invasão. Acabaram liberando a rampa.

"Pode até haver discordância do método que foi utilizado [para a invasão], mas estamos tendo cuidado para não quebrar nada", disse Luiza Oliveira, coordenadora-geral do DCE (Diretório Central dos Estudantes) e umas das líderes.

Comentários dos leitores
josé reis barata barata (1250) 25/04/2008 10h09
josé reis barata barata (1250) 25/04/2008 10h09
ARACAJU / SE
Revolução?
Sim, sou favorável!
Em palavras que aprendi com outros:
"Não é de novas partilhas pela violência, mas de transformações graduais das idéias que se necessita: é necessário que em todos a justiça se torne mais forte e o instinto de violência mais fraco. Nietzsche.".
"..Sim, há progresso da humanidade na justiça , mas esse progresso de nossa liberdade, devido inteiramente ao progresso de nossa inteligência , não prova certamente nada para a bondade de nossa natureza;"mais a frente,diz: "..apeguei(o homem) ao tríplice dogma da prevaricação, da condenação e da redenção , isto é, da perfectibilidade por meio da justiça"Proudhon.
"As massas sob regime despótico só conhecem a dependência , a submissão, a sujeição; a obediência passiva satisfaz a sua filosofia política;carecem da força e da resistência contra o que elas julgam o inevitável, deixam-se adormecer na apatia.".Jhering
De um brasileiro:"Quanto mais a sociedade política se aperfeiçoa, mas vão sendo cerceadas as possibilidades do emprego da força por parte dos indivíduos...porque o poder político visa monopolizar os meios de ação coercitiva e chama a si a arbitragem de todos os conflitos e o emprego regular de toda coação material"-Caetano M.
Concluo com Jhering:"Para o homem não inteligente é muda a experiência , que aproveita ao ser inteligente , dotado da força moral para seguir as suas lições(...)O Poder público recorre ao Direito porque nele descobre o seu interesse bem entendido.".
sem opinião
avalie fechar
josé reis barata barata (1250) 25/04/2008 09h55
josé reis barata barata (1250) 25/04/2008 09h55
ARACAJU / SE
A censura só me leva a conclusão de que o que escrevo é lido e está incomodando, até mesmo a Folha Online-Comentários.
O silêncio é ensurdecedor!
Mas, ainda não escutei nada.
sem opinião
avalie fechar
josé reis barata barata (1250) 23/04/2008 09h33
josé reis barata barata (1250) 23/04/2008 09h33
ARACAJU / SE
ATENÇÃO !
DENÚNCIA PÚBLICA E SOLICITAÇÃO DE PROVIDÊNCIAS.
OSTENSIVOS INDÍCIOS APRESENTAM AUTOR DE COMENTÁRIO INFRINGINDO pela 14ª VEZ OS "TERMOS E CONDIÇÕES DE USO - Comentários" , AFORA A POSSIBILIDADE DE TAMBÉM O ART. 299 do CP - Falsidade Ideológica.
a) - FATO:
Na página "Ocupação da UnB" há um comentário no dia 22/04/2008 14h33 (que remete a 13 outros) atribuído a "josé reis barata barata ." com um ponto (.) ao final, induzindo à ocorrência de homônimo homógrafo com este denunciante e comentarista, exceto quanto ao ponto (.) ; portanto e de má-fé,"alterando a verdade sobre fato juridicamente relevante".
b) - NORMA INFRINGIDA:
"TERMOS E CONDIÇÕES DE USO - Comentários" da FOLHA ONLINE PRESCREVE :
6."...prerrogativa da Folha Online...restringir quaisquer conteúdos que violem...ás disposições do presente instrumento,...ou as normas MORAIS, aos BONS COSTUMES e à LEGISLAÇÃO VIGENTE.
Formas de acesso e cadastro ao comentário:
12.O usuário deverá fornecer informações VERDADEIRAS,EXATAS, ATUAIS E COMPLETAS SOBRE SI MESMO quando efetuar o registro no formulário para realizarem um comentário.
15.A Folha Online registra o IP...para auxiliar nos casos e que se faz necessário a identificação do autor de um comentário."
c) DO PEDIDO:
I-que se verifique no cadastro do autor a veracidade das informações prestadas "sobre si mesmo";
II- na hipótese de não corresponderem a verdade, por hora, imediata exclusão do infrator.
25 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (96)
Termos e condições
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca