Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/04/2008 - 12h28

Governistas pressionam oposição e reivindicam cargos de comando de nova CPI dos Cartões

Publicidade

GABRIELA GUERREIRO
da Folha Online, em Brasília

A base aliada do governo vai reivindicar a presidência e a relatoria da CPI dos Cartões Corporativos do Senado se a comissão for efetivamente criada pelo presidente da Casa, Garibaldi Alves (PMDB-RN), nesta terça-feira. O líder do PMDB no Senado, Valdir Raupp (RO), disse que o partido abriu mão de presidir a CPI mista (com deputados e senadores) dos Cartões depois de acordo firmado com a oposição para que não fossem instaladas duas comissões sobre o mesmo assunto.

Com a quebra do acordo, Raupp disse que os governistas vão brigar pelos postos de comando da nova CPI. "Se fizerem outra CPI, a base do governo vai colocar o presidente e o relator porque foi quebrado o acordo. E mais uma vez a CPI não vai produzir. Então eu pergunto: será que interessa ao Senado ficarmos trabalhando somente em investigação? Há outros órgãos para investigar, como a Polícia Federal, o Ministério da Justiça, o Tribunal de Contas da União", afirmou Raupp.

O senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) rebateu os argumentos do parlamentar ao afirmar que a oposição está disposta a instalar a CPI especialmente depois que o líder disse que ela não "vai dar em nada", assim como vem ocorrendo na comissão mista.

"Vossa Excelência acaba de nos dar mais um argumento para a instalação da CPI do Senado ao dizer que esta comissão também não vai investigar nada", disse o tucano.

Segundo Raupp, as votações no plenário do Senado estão paradas desde que o embate entre governo e oposição na CPI mista dos Cartões teve início. Por este motivo, o senador defende que o Congresso não instale a nova comissão para investigar gastos do governo federal com os cartões corporativos, uma vez que na sua opinião a comissão mista vem cumprindo este papel. "Tem carreta chegando aqui de todos os ministérios com documento, mas querem [a oposição] quebrar o sigilo daquilo que a Constituição Federal determina como sigiloso."

Blindagem

O Palácio do Planalto deflagrou uma operação para evitar que a nova CPI dos Cartões seja instalada no Senado. Segundo reportagem da Folha, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva acusou a oposição de quebrar o acordo firmado com o governo ao tentar instalar no Senado uma nova CPI dos Cartões.

De acordo com a reportagem, Lula quer tentar impedir a instalação da nova CPI dos Cartões no Senado. "O presidente me pediu para trabalhar, para falar com os senadores da base do governo e cobrar da oposição a quebra de um acordo. Afinal, havia um entendimento para que deputados e senadores do governo e da oposição compartilhassem a CPI mista", disse José Múcio (Relações Institucionais) à Folha.

O presidente do Senado, Garibaldi Alves (PMDB-RN), deve ler hoje o requerimento de criação de uma CPI dos Cartões Corporativos só de senadores. Diferentemente da CPI mista (formada por deputados e senadores) que já está em funcionamento, a nova comissão deve funcionar só no Senado --onde o governo não tem maioria, como na Câmara.

Apesar da pressão governista, a oposição não abre mão de instalar a nova CPI. A estratégia do DEM e do PSDB é recorrer ao plenário do Senado para aprovar os requerimentos rejeitados pela nova comissão uma vez que, na Casa Legislativa, os dois partidos reúnem maioria com o apoio de senadores "dissidentes" da base aliada do governo.

Comentários dos leitores
Eduardo Giorgini (345) 12/10/2009 11h02
Eduardo Giorgini (345) 12/10/2009 11h02
"Oposição critica sigilo em gastos do governo após análise das informações no TCU"
Pela lógica, as fichas para corrupção do PT vem da éra FHC ou Serra?
Uma equação um tanto estranha para justificar as falcatruas do PT.
A culpa é de Serra entao?
[]s
Eduardo.
sem opinião
avalie fechar
Luís da Velosa (1172) 18/08/2009 07h48
Luís da Velosa (1172) 18/08/2009 07h48
Cartão Corporativo... mais atos secretos. Cadê a transparência?! Meu Deus, que horror! Quanto cinismo! Quanta corrupção! sem opinião
avalie fechar
Monica Rego (311) 17/08/2009 15h49
Monica Rego (311) 17/08/2009 15h49
La vem a mídia conservadora e os demos tucanos, com memória curta já devem ter se esquecido do serra-card ou alguma coisa mudou?!
Ainda veremos muito tucano e demos pfl na cadeia e o povo paulista, mineiro, gaúcho pedindo desculpas por tamanha ignorância...!!!
33 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (10299)
Termos e condições
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página