Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/04/2008 - 13h45

Na CPI, deputado usa vídeo de 2006 para acusar ministro de fazer campanha para Lula

Publicidade

GABRIELA GUERREIRO
da Folha Online, em Brasília

O deputado Vic Pires (DEM-PA) acusou hoje o ministro Altemir Gregolin (Pesca) de ter feito campanha eleitoral para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2006, durante compromisso oficial ao interior do Pará. A viagem --custeada pelo ministério-- serviu para entregar carteiras de trabalho a pescadores.

Pires levou à CPI dos Cartões Corporativos --onde Gregolin presta depoimento nesta quinta-feira-- um vídeo que teria imagens do ministro em campanha nas eleições presidenciais de 2006. No vídeo, Gregolin faria ameaças ao então candidato Geraldo Alckmin (PSDB).

"Se esse governo é sério, esse ministro tem que ser demitido. Eu vou ouvir o que ele vai dizer, mas estou dizendo a ele que tudo que estou lendo tem provas. Tem tudo gravado, filmado, não tem como ele tirar uma vírgula daqui. Ele estava em missão oficial, mas tudo que diz aqui é campanha pura. O senhor usou a máquina do governo federal para eleger um deputado federal e pedir votos em troca dessas carteiras dos trabalhadores da pesca", afirmou Pires.

Antes das acusações do democrata, o ministro havia confirmado que esteve no dia 6 de outubro no interior do Pará para cumprir agenda oficial. Gregolin reconheceu que pagou suas despesas com os cartões corporativos, uma vez que estava em horário de trabalho.

"Eu usei o cartão, era missão oficial. Usei cartão e o meu pessoal. No pagamento de hotel o cartão corporativo não funcionou, por isso pedi ressarcimento", disse o ministro.

Gregolin rebateu as acusações de Pires ao afirmar que a denúncia de uso da máquina para campanha eleitoral já foi solucionada pela Justiça do Pará. "Eu não tenho lembrança exatamente da fala, estou acreditando no senhor. Mas isso foi utilizado pela oposição lá, teve ação na Justiça que foi arquivada porque não caracterizou como uso eleitoral", afirmou o ministro.

Inicialmente, Gregolin negou que tivesse feito campanha para Lula. "Os diálogos que o senhor leu correspondem a uma fala numa plenária do PT, à noite, fora de horário de trabalho." Depois que Pires ameaçou repassar as imagens para a imprensa, o ministro voltou atrás e disse que "não lembrava" da ocasião. "Eu tenho muito orgulho de estar no governo Lula, um trabalho reconhecido pelos pescadores. Nós não misturamos campanha com agenda oficial."

Segundo Pires, o ministro disse durante atos oficiais no interior do Pará que os pescadores tinham que ir "para a porrada" contra a oposição, uma vez que se Alckmin fosse eleito privatizaria a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil. "A gente tem que dizer isso para o povo, que vai perder o Bolsa Família, o Luz para Todos. Então, vamos botar todas as nossas energias nos deputados eleitos", teria dito Gregolin, segundo relato de Pires.

Irritação

Parlamentares da oposição ficaram irritados com a justificativa apresentada por Gregolin. O deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP) disse que vai ingressar com ação de improbidade administrativa contra o ministro.

"É impossível desconhecer a imoralidade dos seus atos. Eu tenho o maior cuidado em não prejulgar quem quer que seja. Vossa Excelência perdeu a noção do que essa CPI representa. Parece que somos crianças de cinco anos de idade. Se atenha aos fatos, o senhor não está falando com crianças. Eu nunca vi um ato tão vexatório como esse", enfatizou Sampaio.

Gregolin, por sua vez, reiterou que não fez campanha para o presidente Lula em atos oficiais. "É essa a resposta, eu não fiz uso indevido", encerrou.

Comentários dos leitores
Eduardo Giorgini (345) 12/10/2009 11h02
Eduardo Giorgini (345) 12/10/2009 11h02
"Oposição critica sigilo em gastos do governo após análise das informações no TCU"
Pela lógica, as fichas para corrupção do PT vem da éra FHC ou Serra?
Uma equação um tanto estranha para justificar as falcatruas do PT.
A culpa é de Serra entao?
[]s
Eduardo.
sem opinião
avalie fechar
Luís da Velosa (1172) 18/08/2009 07h48
Luís da Velosa (1172) 18/08/2009 07h48
Cartão Corporativo... mais atos secretos. Cadê a transparência?! Meu Deus, que horror! Quanto cinismo! Quanta corrupção! sem opinião
avalie fechar
Monica Rego (311) 17/08/2009 15h49
Monica Rego (311) 17/08/2009 15h49
La vem a mídia conservadora e os demos tucanos, com memória curta já devem ter se esquecido do serra-card ou alguma coisa mudou?!
Ainda veremos muito tucano e demos pfl na cadeia e o povo paulista, mineiro, gaúcho pedindo desculpas por tamanha ignorância...!!!
33 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (10299)
Termos e condições
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página