Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/10/2002 - 01h19

Entenda o que é a Cide, o imposto dos combustíveis

EDUARDO CUCOLO
da Folha Online

A criação da Cide (Contribuição sobre Intervenção de Domínio Econômico), o chamado imposto sobre combustíveis, significou uma redução de aproximadamente 25% na carga tributária.

No começo do ano, quando o governo criou a Cide para substituir os impostos que eram cobrados sobre os combustíveis, a Petrobras conseguiu reduzir o preço da gasolina em 25% nas refinarias

Depois, com o aumento do petróleo e do dólar, os preços dos combustíveis acabaram subindo novamente.

Uma parte do dinheiro arrecadado com o imposto está sendo utilizado para subsidiar o vale-gás de R$ 15, que é pago às famílias cadastradas nos programas sociais do governo a cada dois meses.

O resto deveria ser usado na recuperação das estradas, mas o dinheiro ainda não está sendo liberado pelo governo.

A mudança na cobrança de impostos sobre os combustíveis era necessária para permitir que outras empresas, além da Petrobras, pudessem importar combustíveis.

O imposto foi alvo de discussão entre os presidenciáveis Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Anthony Garotinho (PSB) durante o debate da Rede Globo. Garotinho disse que iria acabar com a Cide, mas sem explicar como vai substituir o imposto. Lula, que não sabia do que se tratava a sigla, procurou falar apenas sobre a situação das estradas no país.

Veja também o especial Eleições 2002
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade