Brasil
15/04/2008 - 21h57

Após nova convocação de Dilma, governo articula para reverter chamado em convite

GABRIELA GUERREIRO
da Folha Online, em Brasília

A oposição aproveitou nesta terça-feira um novo "cochilo" da base aliada governista e aprovou um novo requerimento de convocação da ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) na Comissão de Infra-Estrutura do Senado para que ela explique o dossiê com gastos do governo Fernando Henrique Cardoso.

O governo reagiu à manobra da oposição e tentou aprovar dois requerimentos apresentados pelo líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), para anular o pedido e transformar a convocação aprovada, há duas semanas, em convite.

O presidente da comissão, Marconi Perillo (PSDB-GO), encerrou a comissão sem colocar os requerimentos em votação. Se os dois requerimentos passassem pela comissão, a ministra não seria mais obrigada a comparecer ao Senado.

Os governistas insistiram na tentativa de converter a convocação da ministra em convite, mas não conseguiram sensibilizar senadores do DEM e PSDB. Em busca de acordo, os senadores se reuniram com o presidente do Senado, Garibaldi Alves (PMDB-RN), mas o encontro acabou em bate-boca entre os parlamentares.

A Folha Online apurou que o clima esquentou no encontro, com direito a troca de acusações. Os governistas acusam a oposição de dar um "golpe" na comissão, pois aproveitaram o início esvaziado da reunião para aprovar o novo requerimento de convocação de Dilma. A oposição, por sua vez, considera a manobra legítima porque argumenta que a ministra deve explicações sobre o dossiê.

Perillo sinalizou que pretende indeferir o pedido de Jucá para que a convocação seja transformada em convite. Mas prometeu analisar o recurso, desde que seja embasado pelo regimento interno do Senado.

Como não houve acordo com a oposição, os governistas terão que reunir maioria para aprovar os recursos de Jucá na próxima reunião da comissão, que deve ocorrer na quinta-feira. O líder não descarta recorrer ao plenário do Senado se o recurso for rejeitado.

A ministra já havia marcado para o dia 30 de abril o seu depoimento à comissão para falar exclusivamente sobre as obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), como previsto no primeiro requerimento de convocação apresentado pelo senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) no dia 3 de abril. Os governistas já haviam decidido que a ministra poderia falar sobre o dossiê, desde que fosse questionada pela oposição, mas voltaram atrás após as ações desta tarde.

Comentários dos leitores
Luis Duraes (20) 22/09/2008 16h55
Luis Duraes (20) 22/09/2008 16h55
Disse Luis Inacio I : "...ninguem neste pais tem mais etica e moral do que o nosso partido (PT)". Eis uma magnifico exemplo da etica e da moral deste partido ! Bem feito para quem acredita neles ! Eu acredito em cegonha , mula-sem-cabeca, saci,etc mas nao acredito no partido DELLE. 8 opiniões
avalie fechar
Mauricio Anadrade (391) 22/09/2008 14h24
Mauricio Anadrade (391) 22/09/2008 14h24
Dossie contra Tucanos. Dolares de Cuba. Conta no exterior em nome de Lula. Grampos no ministro Gilmar Mendes. Etc, etc, etc.
Eu ia dizer que nada há de prova. Mas neste país prova é o que menos precisa.
Sendo pra difamar a imagem tudo vale. E o pior, fomentado pela grande mídia.
Mas a que interessem servem?
28 opiniões
avalie fechar
Rui Ruz Caputi Caputi (822) 22/09/2008 14h18
Rui Ruz Caputi Caputi (822) 22/09/2008 14h18
Esse é o jeito petista de governar. Uma mescla de paternalismo, parasitismo. Petistas nunca são punidos, e nesse casa ainda promovidos. 9 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (2943)
Termos e condições
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca