Publicidade

Publicidade
Brasil
15/04/2008 - 23h06

Executiva Nacional do PT ameaça vetar aliança com PSDB em Belo Horizonte

Publicidade

da Folha Online

A Executiva Nacional do PT rejeitou em reunião realizada nesta terça-feira, em Brasília, a aliança do partido com o PSDB para as eleições municipais de outubro em Belo Horizonte. Segundo a Executiva, a decisão do diretório municipal contraria entendimento do Diretório Nacional.

"A CEN [Comissão Executiva Nacional] avaliou que a decisão do PT de Belo Horizonte --de coligar-se ao PSDB na disputa municipal-- contraria o que foi definido em deliberação do Diretório Nacional e que, portanto, tal aliança deverá ser submetida à aprovação da própria CEN", diz nota divulgada pelo partido.

No dia 24 de março, o Diretório Nacional do PT decidiu impor regras mais duras para as coligações do partido com legendas que não integram a base aliada do governo federal, entre elas o PSDB.

De olho nas eleições de 2010, o diretório decidiu que a Executiva Nacional do PT terá que decidir sobre alianças com legendas de oposição em capitais ou nos municípios com mais de 200 mil habitantes --onde houver segundo turno e transmissão de campanhas eleitorais na TV.

A mudança determina que a cúpula do partido bata o martelo sobre as alianças. Antes da executiva decidir as alianças, porém, os diretórios municipal e estadual também terão que avalizar as coligações.

Contrariando a decisão do Diretório Nacional, no dia 30 de março, os filiados do PT de Belo Horizonte aprovaram a chapa que defende a candidatura de uma sigla supostamente neutra para as eleições municipais de 2008, mas que, indiretamente, sela aliança com o governador Aécio Neves (PSDB) e o atual prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel (PT).

Inicialmente, Aécio e Pimentel negociavam a candidatura do empresário Márcio Lacerda (PSB) para encabeçar a chapa para a Prefeitura de Belo Horizonte. Mas o nome de Lacerda perdeu força pelo fato de o empresário ser muito ligado a Aécio.

Por conta disso, o nome da ex-reitora da Universidade Federal de Minas Gerais Ana Lúcia Gazzola --também filiada ao PSB-- ganhou força como possível candidata da chapa apoiada pelo PT-PSDB e PSB.

Comentários dos leitores
Igor Bevilaqua (731) 25/11/2009 11h39
Igor Bevilaqua (731) 25/11/2009 11h39
Afinal de contas o Amazonino Mendes é no estado do Amazonas o mesmo homem poderoso que o Sarney é no Maranhão e no Acre..., tem razão do "TSE" dar carta branca para que continuem "comprando votos" e recebendo "presentinhos e doações" de empresas interessadas nos cofres do estado..., o estado do Amazonas não foge hora nenhuma às regras brasileiras de corrupção. sem opinião
avalie fechar
Luís da Velosa (1426) 29/10/2009 21h00
Luís da Velosa (1426) 29/10/2009 21h00
Vamos aguardar o julgamento do caso Battisti pelo Supremo Tribunal Federal - STF. Isso é o correto. Não somos juízes e, se nos arvorarmos a sermos, será uma impropriedade, uma temeridade. sem opinião
avalie fechar
Washington Marques (108) 29/10/2009 13h53
Washington Marques (108) 29/10/2009 13h53
NÃO SE PODIA ESPERAR OUTRA COISA DO SENADO FEDERAL SE NÃO A DESOBEDIENCIA JUDICIAL. O QUE SE ESPERAR DE UMA INSTITUIÇÃO QUE FAZ APOLOGIA A DESOBEDIENCIA JUDICIAL E A DESORDEM TOTAL. O QUE SE ESPERAR DE UMA INSTITUIÇÃO QUE TEM A FINALIDADE DE LEGISLAR E FISCALIZAR, PRATICA NEPOTISMO EXPLICITO, DESCARADO A PONTO DE DESOBEDECER UMA ORDEM JUDICIAL (DA SUPREMA CORTE DESTE PAÍS).
SRES. SENADORES A PERGUNTA É: O QUE VOCES ESTÃO FAZENDO COM A CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA ? E ONDE VOCES QUEREM CHEGAR COM TANTOS ABSURDOS ??
2 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (8158)
Termos e condições
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca