Publicidade

Publicidade
Brasil
16/04/2008 - 13h47

Base barra tentativa da oposição de convocar Dilma na CPI dos Cartões

Publicidade

GABRIELA GUERREIRO
da Folha Online, em Brasília

A CPI dos Cartões Corporativos rejeitou nesta quarta-feira, por dez votos a quatro, um novo requerimento de convocação da ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) para prestar esclarecimentos sobre o dossiê montado pela Casa Civil com gastos sigilosos do governo Fernando Henrique Cardoso (PSDB). A oposição apresentou requerimento de convocação argumentando que o "fórum" adequado para a ministra explicar o dossiê é a CPI e não a Comissão de Infra-Estrutura --que aprovou requerimento de convocação ontem.

"A ministra vem se explicar na Comissão de Infra-Estrutura sobre o PAC [Programa de Aceleração do Crescimento] e sobre o dossiê. Mas ela tem que vir se explicar na CPI. Vamos apresentar os requerimentos de convocação quantas vezes forem necessárias", disse o deputado Índio da Costa (DEM-RJ).

Os governistas tentaram evitar a votação do requerimento porque argumentam que a CPI já rejeitou, no final de março, outros pedidos para que a ministra compareça à CPI. "Isso é matéria vencida, que já foi julgada pela comissão. Nós já derrubamos outros requerimentos de convocação da ministra", disse o deputado Maurício Quintella Lessa (PR-AL).

Apesar dos protestos governistas, Serrano colocou o requerimento em votação e trocou farpas com Quintella. Na opinião da senadora, os parlamentares que estiverem insatisfeitos com a votação da matéria devem recorrer à CCJ (Comissão de Constituição e Justiça).

O deputado Vic Pires (DEM-PA) considerou "estranha" a blindagem dos governistas sobre a ministra pois avalia que Dilma, se não está envolvida na montagem do dossiê, deveria se explicar. "Ela não vai explicar o dossiê, ele não existiu? Tem uma parte da opinião pública que quer ver a ministra sentadinha aqui para se explicar. Cada vez que ela foge de vir aqui, mais ficamos desconfiados de que está se escondendo alguma coisa", disse o deputado.

Convocações

A convocação de Dilma para falar sobre o PAC e o dossiê, em momentos distintos, já foi aprovada pela Comissão de Infra-Estrutura do Senado. Nas duas ocasiões, a oposição aproveitou a ausência de governistas na comissão para aprovar os requerimentos.

Os governistas aceitaram a convocação para Dilma falar sobre o PAC, mas prometem recorrer ao plenário da comissão ainda esta semana para derrubar o texto que obriga a ministra a falar do dossiê.

O líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), argumenta que o dossiê não é tema da alçada da comissão --por isso a oposição estaria ferindo o regimento interno da Casa ao aprovar a sua convocação.

Comentários dos leitores
Eduardo Giorgini (345) 12/10/2009 11h02
Eduardo Giorgini (345) 12/10/2009 11h02
"Oposição critica sigilo em gastos do governo após análise das informações no TCU"
Pela lógica, as fichas para corrupção do PT vem da éra FHC ou Serra?
Uma equação um tanto estranha para justificar as falcatruas do PT.
A culpa é de Serra entao?
[]s
Eduardo.
sem opinião
avalie fechar
Luís da Velosa (1172) 18/08/2009 07h48
Luís da Velosa (1172) 18/08/2009 07h48
Cartão Corporativo... mais atos secretos. Cadê a transparência?! Meu Deus, que horror! Quanto cinismo! Quanta corrupção! sem opinião
avalie fechar
Monica Rego (311) 17/08/2009 15h49
Monica Rego (311) 17/08/2009 15h49
La vem a mídia conservadora e os demos tucanos, com memória curta já devem ter se esquecido do serra-card ou alguma coisa mudou?!
Ainda veremos muito tucano e demos pfl na cadeia e o povo paulista, mineiro, gaúcho pedindo desculpas por tamanha ignorância...!!!
33 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (10299)
Termos e condições
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca