Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/04/2008 - 13h20

Garcia diz repudiar métodos utilizados e insinua crítica a Chávez

Publicidade

RENATA GIRALDI
da Folha Online, em Brasília

O assessor especial da Presidência da República para assuntos internacionais, Marco Aurélio Garcia, condenou nesta quinta-feira a ação das Farc (Forças Armadas Revolucionárias Colombianas). Afirmando "repudiar" os métodos utilizados pelas Farc, Garcia lamentou que não exista um canal de comunicação para negociações.

Segundo ele, foi morto "o negociador das Farc" --referindo-se a Raul Reys, considerado o número 2 das Farc, morto em março deste ano.

"O único canal [de comunicação e negociação com as Farc] que existe e com dificuldade é via governo da Venezuela. E, mesmo assim é um canal incerto", afirmou Garcia. "Tenho profundo repúdio aos métodos utilizados pelas Farc, como seqüestros, assassinatos e atentados terroristas", disse. "Tenho repugnância por esse tipo de ações."

Garcia criticou também a posição assumida pelo presidente da Venezuela, Hugo Chávez, que costuma assumir a defesa das Farc. "Nos parece inadequado classificar como Forças Insurgentes as Farc, como faz a Venezuela", afirmou o assessor, que prestou esclarecimentos hoje na Comissão de Relações Exteriores da Câmara sobre as negociações do governo brasileiro com países latino-americanos.

De acordo com Garcia, o governo brasileiro deve assumir uma posição de independência e não-interferência nas Farc para poder se colocar como um virtual mediador de negociações.

"Temos uma posição de independência, de não-interferência, mas também de não-intervenção. Lamentavelmente não temos contatos com o lado de lá [das Farc], o que poderia ajudar [em eventuais negociações]", disse o assessor especial. "Tivemos muitas dificuldades por causa de problemas de comunicação", afirmou ele, lembrando que o governo brasileiro foi procurado pelo presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, para colaborar com as negociações com as Farc.

"Essas guerras civis brutalizam os dois lados", ressaltou Garcia. "[Queremos] lutar para que a Colômbia tenha um desfecho pacífico", disse ele.

Comentários dos leitores
Rui Ruz Caputi Caputi (1130) 02/06/2008 21h47
Rui Ruz Caputi Caputi (1130) 02/06/2008 21h47
Quero ouvir e ver uma boa explicação sobre a contratação com meu dinheiro pago atravez de meus impostos, da esposa do guerrilheiro a Sra Slongo no ministerio da pesca.
Minha nossa além de sustentar toda essa turma, ainda me arrumam estrangeiros sobre minhas costas, o povo não aguenta tanta desfasatez
4 opiniões
avalie fechar
FORTALEZA / CE
Serra calado é REI!!!
Tó fora...
24 opiniões
avalie fechar
FORTALEZA / CE
Estes tucanos são sem sobra de duvidas uns cara de pau com cupim... E a mídia conservadora dando destaque pra esta galera que estão sendo procurados até na suiça e frança isso sim é babado... E a josé serra vem com o papo que é eleitoreiro...!!! Agora até a frança e a suiça são PETISTAS... Se bem que o povo francês quando cismam são bem parecidos com os PETISTAS do Brasil... vão para as ruas e defendem seus interesses sociais... As conquistas, agora já a turma dos demos e p$db é sujo muito sujo e se for levantado o tapete vai sobrar pra mídia conservadora, pra banqueiros, doleiros, sonegadores, traficantes, polícia, prefeituras, estados e vai respingar não vai lambuzar o serra, alkcmim, aécio, yeda, arthur, agripino, fortes, acm junior e a legião menor da base do p$db/demo... 13 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (140)
Termos e condições
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página