Publicidade

Publicidade
Brasil
17/04/2008 - 18h58

MST nega invasão de ferrovia e rebate críticas da Vale

Publicidade

da Folha Online

O MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) negou a participação de integrantes do movimento na invasão da EFC (Estrada de Ferro dos Carajás) nesta quinta-feira, conforme havia sido informado em nota pela mineradora Vale. De acordo com a Vale, os sem-terra teriam bloqueado a ferrovia pela manhã "deixando para trás um rastro de prejuízos e afetando a vida de milhares de pessoas que dependem da EFC" e invadido a sede da Vale em Belém (PA).

Em nota, o MST explica que a obstrução dos trilhos da EFC, em Parauapebas (PA), foi realizada pelo MTM (Movimento dos Trabalhadores na Mineração) "que faz uma série de protestos para denunciar a exploração da Vale e exigir a retomada de parte da área". No entanto, o movimento admitiu ter invadido a sede da mineradora durante 15 minutos.

O MST reagiu às acusações da mineradora ao afirmar que "a Vale supostamente defende o Estado democrático de Direito, no entanto, faz apologia à violência contra os trabalhadores". Para os sem-terra "a Vale vem criminalizando os movimentos populares ao criar um clima de terror, incentivando a violência contra famílias sem-terra, que classifica de 'bandidos' por fazerem a luta por melhores condições de vida".

O MST conclui a nota dizendo que "vai continuar a luta contra o latifúndio, a monocultura para exportação e as empresas transnacionais, que não representam uma solução para os pobres, e contra as empresas que ferem a soberania nacional".

Comentários dos leitores
Alziro Ribeiro da Silva (45) 03/12/2009 10h30
Alziro Ribeiro da Silva (45) 03/12/2009 10h30
O Brasil precisa de reforma agrária, só que enquanto tiver interesses politicos no meio será dificil ir adiante, onde há interesses politicos tudo é abortados ao interesses do nosso POVÃO.!!! sem opinião
avalie fechar
José Alberto (221) 02/12/2009 20h58
José Alberto (221) 02/12/2009 20h58
Acredito que os indigenas brasileiros tem todo o direito de ir contra a construção de hidroeletricas em seus rios e acabar com a biodiversidade, a minha censura é ver quantos movimentos estão por tras dessa atitude corajosa de nossa india que poucos tem ou terão, agora essas ongs, sindicatos e pastorais tiram de letra se aproveitando disso e colocando a frente uma indigena, por será que eles não apareceram e só ficam de longe esperando resultados....... o covardia.... sem opinião
avalie fechar
J. R. (1184) 28/11/2009 09h55
J. R. (1184) 28/11/2009 09h55
Só uma nação de ignorantes não entende a necessidade de se fazer reforma agrária. Todas as nações do 1o. Mundo fazem reforma agrária, a mais recente foi Portugal. Chega de ignorância, desconhecimento e mau uso da terra nacional! 13 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (2025)
Termos e condições
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca