Lula é o sexto presidente mais bem avaliado da América; Uribe lidera pesquisa
da Efe
da Folha Online
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com um governo aprovado por 55% dos brasileiros, é o sexto presidente mais bem avaliado da América, segundo o instituto de pesquisas mexicano Consulta Mitofsky.
De acordo com a sondagem, o chefe de Estado mais popular da região é o colombiano Álvaro Uribe, cuja gestão --68 meses depois da posse e 50 dias desde o ataque a um acampamento de rebeldes no Equador--, tem o apoio de 84% população.
Em segundo e terceiro no mesmo ranking aparecem, respectivamente, os presidentes do Equador, Rafael Correa, com 62% de aprovação, e o mexicano Felipe Calderón, com 61% de popularidade.
Na frente de Lula, também se encontram o chefe de Estado de El Salvador, Elías Antonio Saca (59%), e o boliviano Evo Morales (56%).
Já o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, aparece em oitavo, com 51% de aprovação.
Apoiados por menos da metade da população de seus países, se destacam no ranking a argentina Cristina Fernández de Kirchner (11º/47%), a chilena Michelle Bachelet (12º/46%) e o uruguaio Tabaré Vázquez (13º/45%).
Já o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, é o 16º da lista, com 30% de aprovação, enquanto a 19ª e última posição ficou com o paraguaio Nicanor Duarte, aprovado por apenas 5% da população do país.
Os números divulgados pelo instituto Consulta Mitofsky se referem a pesquisas feitas nos meses de março e abril por institutos de pesquisas locais ou internacionais.
No Brasil, o instituto Consulta Mitofsky se baseou na pesquisa do Datafolha, realizada em março, que revelou uma aprovação de 55% da população ao governo.
A aprovação de Lula é a maior em seus cinco anos e três meses de governo, atingindo índice que supera com folga o obtido por todos os seus antecessores desde Fernando Collor (1990-1992).
Leia mais
- Erramos: Lula é o sexto presidente mais popular da América; Uribe lidera pesquisa
- Lugo quer renegociar tratado de Itaipu; Lula nega revisar o preço
- Lula diz que não renegocia tratado de Itaipu, mas Amorim admite revisão
- Alencar diz que brasileiros querem Lula por mais tempo no poder
- Presidenciável favorito, Serra teme crise econômica pós-Lula
Livraria
- Livros abordam temas políticos, sociais e históricos e ajudam a entender o Brasil
- Livros da série "Folha Explica" contam a história do Brasil no século 20
- Livro explica a formação e o crescimento do PT; leia introdução
Especial


Tens integral razão.
avalie fechar
Os impostos recaem sobre a classe trabalhadora, rico paga sempre menos que o pobre.
Os bancos nunca lucraram tanto na história deste país quanto lucram hoje no governo do Lula.
Cada vez menos acredito em pesquisas tendenciosas como essas de popularidade.
avalie fechar
Fco Assis de Maringa, mudou para Contente de Ataide, mudou para Onde Está o Dinheiro das Pivatizaçãos.
A origem de todos: João Marino Delize...
avalie fechar