Brasil
22/04/2008 - 14h05

Dilma vai à comissão do Senado no dia 30 para falar sobre PAC, diz Jucá

GABRIELA GUERREIRO
da Folha Online, em Brasília

O líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), confirmou para o dia 30 de abril o depoimento da ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) na Comissão de Infra-Estrutura do Senado para falar exclusivamente sobre o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) do governo federal. A oposição deve aproveitar a ida de Dilma à comissão para questioná-la sobre o dossiê com gastos sigilosos do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

Jucá vai apresentar recurso à comissão, nesta terça-feira, para derrubar outro requerimento de convocação da ministra para que ela explique o dossiê anti-FHC.

O governista argumenta que a comissão não tem poderes para ouvir Dilma sobre o vazamento de informações Civil que deu origem ao dossiê --uma vez que o tema da comissão é infra-estrutura.

"A convocação é para que a ministra fale do PAC e de usinas hidrelétricas. Se ela for questionada, caberá a ela responder ou não. Mas regimentalmente, qualquer outra pergunta ou resposta vai depender da vontade da ministra", disse Jucá.

O presidente do Senado, Garibaldi Alves (PMDB-RN), criticou nesta terça-feira a "blindagem" imposta pelo governo à ministra-chefe da Casa Civil. Na opinião de Garibaldi, está havendo "paternalismo" do governo federal com "excesso de proteção" à ministra para que não explique o dossiê.

"É um excesso de zelo dos líderes do governo. Mas há uma hora em que dedicação como essa não faz bem à ministra nem ao país", afirmou.

Em resposta ao presidente do Senado, Jucá negou que haja "paternalismo" do governo em relação a Dilma. "Eu não acho que há paternalismo. A ministra Dilma é uma guerreira, faz um grande trabalho no governo. O que há é respeito ao regimento do Senado", reagiu Jucá

Comentários dos leitores
FRANCISCO COSTA (43) 31/07/2008 10h56
FRANCISCO COSTA (43) 31/07/2008 10h56
A patuleia já sabia que o unico culpado da montagem do dossiê/banco de dados era
o Aparecido.
Qual será o motivo que não querem punir
severamente o mesmo, apenas um corre-
tivo, o funcionário vazadou, deveria ser
exonerado do cargo, será medo que o
Aparecido abra o bico.
6 opiniões
avalie fechar
wagner machiavelli (5) 31/07/2008 09h59
wagner machiavelli (5) 31/07/2008 09h59
Eu não tinha nenhuma dúvida sobre este resultado. Afinal, o código de ética dos malandros sempre dá as cartas. Inocentar Dilma Rousseff é, no mínimo, uma enorme safadeza. Tudo patrocinado pelo PT, seus asseclas inclusive o presidente lula. Quem não conhece a história de Dilma, pode até acreditar que a guerrilheira é gente séria. O que precisa é o povo conhecer as pessoas, parfa analisar sua conduta. 7 opiniões
avalie fechar
Rui Ruz Caputi Caputi (679) 31/07/2008 09h33
Rui Ruz Caputi Caputi (679) 31/07/2008 09h33
A sociedade não aceita uma sindicancia tão cínica quanto essa. São evidentes os envolvimentos. Só não enxerga quem não quer ver. Mais uma vez chamam ao povo de palhaço. 7 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (2931)
Termos e condições
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca