Blog do Josias: PSB reúne Executiva para decidir entre Aécio e PT
da Folha Online
Depois de ter a proposta de aliança pela prefeitura de Belo Horizonte vetada pelo PT nacional, o governador de Minas Gerais, Aécio Neves, agora corre atrás do PSB. O partido terá na próxima terça-feira (29) uma reunião de sua Executiva, na qual espera-se que haja uma decisão quanto ao seu posicionamento nas próximas eleições municipais, informa o colunista Josias de Souza.
O PSB enfrenta o mesmo dilema que acometeu o PT: embora o partido veja com bons olhos uma aliança regional com Aécio -que tem a popularidade em alta no estado mineiro-, a direção nacional é contra.
O governador de Minas, contudo, tem como trunfo sua amizade com o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, presidente do PSB, além do bom relacionamento com Ciro Gomes (PSB-CE).
Caso o PSB se alie ao PSBD, o PT será quase obrigado a lançar um candidato próprio -o que tende a ser um problema, já que faltam candidatos ao PT.
O atual prefeito de Belo Horizonte, o petista Fernando Pimentel, pretende recorrer à Justiça Eleitoral visando à reversão do veto à aliança com o PSDB. Porém, com a lentidão do processo, o PT não terá outra opção que não o lançamento de uma nova candidatura.
Leia a matéria completa no Blog do Josias.
Leia mais
- PT de Belo Horizonte pode recorrer à Justiça Eleitoral por aliança com PSDB
- PSDB deve oficializar candidatura de Alckmin
- Lula diz que não vai interferir nas alianças do PT
Livraria
- Obras da série "Folha Explica" discutem política e eleições
- Livros abordam temas políticos, sociais e históricos e ajudam a entender o Brasil
Especial

