Publicidade

Publicidade
Brasil
26/04/2008 - 13h26

Advogado acusado de desviar verbas do BNDES é solto em SP

Publicidade

da Folha Online

O advogado Ricardo Tosto foi libertado na tarde deste sábado pela Polícia Federal, segundo sua assessoria. O advogado --sócio de um dos principais escritórios de advocacia do Brasil-- havia sido preso na quinta-feira (24) durante a operação Santa Tereza, acusado de envolvimento com desvios de verbas do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) e exploração da prostituição.

A libertação do advogado foi pedida pelo próprio delegado que conduziu as investigações, Rodrigo Levin.

Tosto é apontado pela Polícia Federal como integrante do esquema que desviou parte de verbas fornecidas pelo banco para empresas e prefeituras implantarem projetos de desenvolvimento e expansão.

O advogado, que é conselheiro do BNDES, seria um dos responsáveis por aprovar os projetos ligados à quadrilha. Depois que o dinheiro era liberado, 3% a 4% de cada parcela eram pagos a uma empresa por serviços de consultoria que, segundo a PF, nunca eram realizados. O dinheiro era então repassado aos participantes do esquema.

O advogado nega qualquer participação nos crimes. "As operações em que uma empresa e uma prefeitura teriam supostamente sido beneficiadas por empréstimos do BNDES aconteceram antes de o advogado Ricardo Tosto integrar o conselho do banco, não tendo, nem remotamente, a sua participação", diz nota publicada por seu escritório na sexta.

Comentários dos leitores
Nelson Vaughan (102) 12/11/2009 18h22
Nelson Vaughan (102) 12/11/2009 18h22
Acertou o STJ ao suspender os mandados de busca e apreensão, vez que, como se sabe, tais empreiteiras mandam no Brasil e ninguém tem peito de ir fundo nas acusações de corrupção. Então, para que perder tempo se no fim as investigações vão acabar em absolutamente NADA! Vamos economizar tempo e dinheiro, não é mesmo TSJ? sem opinião
avalie fechar
Rui Ruz Caputi Caputi (1757) 04/11/2009 23h56
Rui Ruz Caputi Caputi (1757) 04/11/2009 23h56
É inequívoco que toda licitacao no Brasil
esteja absolutamente viciada
sem opinião
avalie fechar
Igor Bevilaqua (713) 04/11/2009 19h44
Igor Bevilaqua (713) 04/11/2009 19h44
Se realmente essa quadrilha desviou(roubou) R$ 20.000.000,00..., é perca de tempo a polícia prendê-los..., a "JUSTIÇA" na mesma hora vai mandar soltar a todos..., nesse país, quem rouba muito não fica preso. sem opinião
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (264)
Termos e condições
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca