Lula pede para evitar clima eleitoral em lançamento do PAC; Marta é aplaudida
MARIANA SANT'ANNA
colaboração para a Folha Online
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu hoje para o público presente no lançamento do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) evitar o clima de campanha eleitoral. Lula esteve hoje em Osasco (SP) para assinatura do início de obras do programa na região. Apesar das críticas da oposição, que chama o PAC de eleitoreiro, o governo nega essa característica.
"Não pode ter clima eleitoral, senão vão dizer que estou fazendo campanha. Isso aqui [o lançamento do PAC] é um ato institucional", afirmou o presidente.
No início do evento, o público vaiou o governador de São Paulo, José Serra (PSDB) e aplaudiu a ministra petista Marta Suplicy (Turismo).
O presidente fez questão de ressaltar que o lançamento do PAC não depende do partido do prefeito ou do governador em que os recursos serão injetados.
"Houve um tempo em que era impossível imaginar um presidente da República, um governador de Estado, um prefeito, sendo eles de partidos diferentes, estarem juntos na mesma tribuna anunciando parcerias em obras importantes para melhorar a vida do povo. Isso só é possível porque a democracia do nosso país vem avançando. A trancos e barrancos vamos conquistando a cada dia milímetros de compreensão do valor da democracia. E é por isso que estamos juntos aqui", disse Lula.
Serra --acusado de trabalhar em favor do apoio do PMDB à reeleição do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM)-- também aproveitou o evento para dizer que não beneficia nem prejudica nenhuma prefeitura.
"Em eleição, os partidos brigam uns contra os outros. Tem briga, tem atrito, tem disputa democrática. No governo, temos que governar para todos e para todas. Ninguém pode ser discriminado ou privilegiado nem perseguido por pertencer a esse ou aquele partido. Governamos para a população. Perseguir prefeito significará prejudicar a população", disse o governador tucano.
Leia mais
- Alckmin diz que não será cabo eleitoral para Serra
- Blog do Josias: PSB reúne Executiva para decidir entre Aécio e PT
- PSDB pretende oficializar candidatura de Alckmin até o dia 5
- PT de Belo Horizonte pode ir à Justiça Eleitoral por aliança com PSDB
- Para tucano, objetivo da aliança DEM-PMDB é enterrar candidatura Alckmin
Livraria
- Obras da série "Folha Explica" discutem política e eleições
- André Singer relata em livro formação do Partido dos Trabalhadores; leia introdução
Especial

