Governistas negam terceiro mandato de Lula por influência de pesquisa
RENATA GIRALDI
da Folha Online, em Brasília
Os governistas comemoraram as conclusões da pesquisa CNT/Sensus divulgada nesta segunda-feira. Para os aliados, a avaliação positiva do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva é sinal de reconhecimento das ações federais. Mas negam qualquer estímulo a uma eventual mudança na Constituição que propicie um terceiro mandato de Lula.
"O apoio de mais de 50% dos entrevistados a um terceiro mandato é uma referência positiva. Mas nada fará com que o governo queira modificar a Constituição para poder ocorrer um terceiro mandato. Isso está fora de cogitação", afirmou o líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR).
Segundo Jucá, a avaliação de 57,5% dos pesquisados que apontaram como positivo o governo demonstra que as ações federais são aprovadas pela população. "É o reconhecimento da população das ações que estão sendo executadas. As mudanças realizadas pelo presidente Lula estão sendo aprovadas. Isso é resultado das ações federais, sem dúvida alguma", disse ele.
O líder do governo na Câmara, Henrique Fontana (PT-RS), também comemorou os resultados da pesquisa CNT/Sensus. "Há sintonia entre os programas de governo e o que a população espera. O resultado da pesquisa é motivo para nós de grande alegria", afirmou ele.
A exemplo de Jucá, Fontana negou que o apoio dos entrevistados a um eventual terceiro mandato estimule o governo a defender a proposta para que Lula estenda seu período no governo. "[Este assunto] não está na pauta do governo. Não vamos alterar a Constituição. Não há possibilidade de isso ocorrer", disse ele.
A pesquisa CNT/Sensus foi realizada entre 21 e 25 de abril, em 136 municípios de 24 Estados. Foram ouvidas 2.000 pessoas. Segundo os dados, 57,5% avaliaram o governo como positivo.
A mesma pesquisa indica ainda que 50,4% dos entrevistados são favoráveis a mais um mandato para o petista, enquanto 45,4% se mostraram contrários à permanência de Lula no poder.
Leia mais
- Pesquisa CNT/Sensus revela que 50,4% são favoráveis ao terceiro mandato para Lula
- Governo do presidente Lula tem melhor avaliação desde 2003, diz CNT/Sensus
- Avaliação positiva de Lula é a maior desde início da pesquisa CNT/Sensus, em 1998
- Lula diz que próximo presidente deve dar continuidade às obras do PAC
- Serra lidera com folga disputa à Presidência da República para 2010
Livraria
- Obras da série "Folha Explica" discutem política e eleições
- Livros abordam temas políticos, sociais e históricos e ajudam a entender o Brasil
- Livros da série "Folha Explica" contam a história do Brasil no século 20
Especial


