Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/08/2000 - 11h58

Funai diz que índios se defenderam

Publicidade

da Folha de S.Paulo

Ocorrido há mais de duas semanas, o conflito entre os índios xavantes e um grupo de turistas ainda não havia sido divulgado porque os turistas esperavam alguma providência da Funai.

"A chefe de gabinete da Funai disse que o presidente da entidade falaria comigo até terça. Liguei, mandei e-mail e fax, mas até agora nada", disse Júlio Cesar Corbucci à Folha na noite de sexta-feira (4).

Procurada pela reportagem, a Funai disse, por meio de sua assessoria de imprensa, que os índios realizaram o ataque porque se sentiram ameaçados. De acordo com o assessor da entidade, os turistas estavam dentro da reserva dos xavantes.

"É mentira", responde Corbucci. "Estávamos em uma ilha que fica fora das áreas demarcadas." Segundo ele, o documento no qual a Funai se baseia está cheio de imprecisões.

A assessoria de imprensa da entidade declarou que todos os demais esclarecimentos sobre o episódio deveriam ser feitos por Tânia Barreto, da Procuradoria Jurídica da Funai. Procurada pela Folha, ela não respondeu às ligações até 23h30 de sexta-feira (4).


  • Leia mais sobre os casos TRT-SP e EJ no especial
    Poder Público

    Clique aqui para ler mais sobre política na Folha Online.

  • Discuta esta notícia nos Grupos de Discussão da Folha Online
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página