Brasil
05/05/2008 - 17h49

Direção da Força Sindical diz em nota que Paulinho é vítima de perseguição política

da Folha Online

A direção da Força Sindical divulgou nota na tarde desta segunda-feira na qual diz que o deputado Paulo Pereira da Silva (PDT-SP), o Paulinho da Força, está sendo vítima de uma "implacável" perseguição política. O parlamentar teve o nome envolvido nas investigações realizadas pela Polícia Federal na Operação Santa Tereza sobre um esquema de desvio de parte dos empréstimos concedidos pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).

Para a direção da central sindical, o objetivo da denúncia é impedir que Paulinho mantenha sua independência política e sua luta "incansável" na defesa dos direitos dos trabalhadores.

"Nesse momento de denúncias descabidas contra nosso maior líder, queremos registrar aqui o nosso mais vigoroso apoio ao presidente de nossa central e deputado", afirma o documento.

Segundo a direção da Força, a central sindical está enfrentando a oposição "acirrada" dos que são contra às propostas defendidas pela entidade, como a redução da jornada de trabalho.

"Por causa de tudo isso, estamos enfrentando a oposição acirrada dos autoritários conservadores. Aqueles mesmos que buscam nosso apoio político e, ao vê-lo negado, não se conformam com nossa independência", afirma a nota.

O Ministério Público Federal ainda aguarda cópias das investigações sobre a Operação Santa Tereza, da Polícia Federal, para decidir se abre inquérito contra Paulinho. Se houver suspeitas contra o deputado, o procurador-geral da República, Antonio Fernando de Souza, deve optar pela abertura de inquérito para apurar as denúncias.

Porém, o procurador-geral evitou comentar a respeito das informações. "Eu não posso fazer um juízo se tem ou não [elementos contra o deputado nas investigações policiais] porque quando se lê uma documentação alguma pessoa extrai dela uma convicção. E, eu posso extrair outra", disse Souza.

A Justiça Federal de São Paulo aceitou pedido do Ministério Público e deve enviar ao STF (Supremo Tribunal Federal) cópias dos autos da Operação Santa Tereza. Mas a assessoria do STF informou que ainda não recebeu o material. Depois que o STF receber os documentos da PF, será escolhido (por meio de sorteio) o ministro que vai ser o relator da ação. Este ministro decidirá se deve ou não ser aberto inquérito para investigar o caso das denúncias de Paulinho --caso o procurador defina pela instauração do inquérito.

 

FolhaShop

Digite produto
ou marca