Publicidade

Publicidade
Brasil
09/05/2008 - 07h51

Esquerda e aliados de Patrus se unem para manter veto ao PSDB

Publicidade

PAULO PEIXOTO
da Agência Folha, em Belo Horizonte

O grupo que representa a esquerda do PT de Belo Horizonte e petistas ligados ao ministro Patrus Ananias (Desenvolvimento Social), ambos descontentes com a tentativa de aliança eleitoral com o PSDB, se uniram para dar apoio à Executiva Nacional do PT, que proibiu aliança com os tucanos, e para buscar outra alternativa.

Enquanto isso, o prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel (PT), o articulador da aliança com o PSDB, se movimenta para tentar mudar o pensamento de integrantes do diretório nacional petista.

Pimentel e seu grupo usam como argumento declarações do presidente Lula e da ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) de não se oporem à aliança com o governador tucano Aécio Neves para angariar apoios na instância máxima do PT.

A esquerda petista e os aliados de Patrus fizeram hoje a primeira reunião. Na próxima semana, em Brasília, falarão com o vice-presidente José Alencar (PRB-MG) e o presidente nacional do PT, deputado federal Ricardo Berzoini.

Principal representante da esquerda do PT-BH, o ex-deputado estadual Rogério Correia disse que o objetivo é mostrar que "não há um pensamento único no diretório municipal" e que a Executiva Nacional, mantendo o veto, tem apoio na capital mineira para achar outra solução.

Uma das opções seria apoiar a pré-candidatura da deputada federal Jô Moraes (PC do B), caso não surja no PT um nome capaz de unir a sigla e atrair apoios. Alencar já apóia a candidata comunista. Mas essa opção não foi ainda debatida.

Os descontentes falam em voltar a debater uma alternativa com o grupo de Pimentel. Mas os aliados do prefeito, nos bastidores, dizem que a Executiva Nacional vai ceder à aliança com Aécio em meio a um "clima de distensionamento".

Se a Executiva Nacional não arredar pé --Berzoini mantém o seu discurso--, o desfecho disso ocorrerá em 30 de maio, na reunião da direção nacional.

Comentários dos leitores
Igor Bevilaqua (731) 25/11/2009 11h39
Igor Bevilaqua (731) 25/11/2009 11h39
Afinal de contas o Amazonino Mendes é no estado do Amazonas o mesmo homem poderoso que o Sarney é no Maranhão e no Acre..., tem razão do "TSE" dar carta branca para que continuem "comprando votos" e recebendo "presentinhos e doações" de empresas interessadas nos cofres do estado..., o estado do Amazonas não foge hora nenhuma às regras brasileiras de corrupção. sem opinião
avalie fechar
Luís da Velosa (1426) 29/10/2009 21h00
Luís da Velosa (1426) 29/10/2009 21h00
Vamos aguardar o julgamento do caso Battisti pelo Supremo Tribunal Federal - STF. Isso é o correto. Não somos juízes e, se nos arvorarmos a sermos, será uma impropriedade, uma temeridade. sem opinião
avalie fechar
Washington Marques (108) 29/10/2009 13h53
Washington Marques (108) 29/10/2009 13h53
NÃO SE PODIA ESPERAR OUTRA COISA DO SENADO FEDERAL SE NÃO A DESOBEDIENCIA JUDICIAL. O QUE SE ESPERAR DE UMA INSTITUIÇÃO QUE FAZ APOLOGIA A DESOBEDIENCIA JUDICIAL E A DESORDEM TOTAL. O QUE SE ESPERAR DE UMA INSTITUIÇÃO QUE TEM A FINALIDADE DE LEGISLAR E FISCALIZAR, PRATICA NEPOTISMO EXPLICITO, DESCARADO A PONTO DE DESOBEDECER UMA ORDEM JUDICIAL (DA SUPREMA CORTE DESTE PAÍS).
SRES. SENADORES A PERGUNTA É: O QUE VOCES ESTÃO FAZENDO COM A CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA ? E ONDE VOCES QUEREM CHEGAR COM TANTOS ABSURDOS ??
2 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (8158)
Termos e condições
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca