Deputados reclamam de pressa de Mangabeira Unger; ministro diz que tentou ser delicado
RENATA GIRALDI
da Folha Online, em Brasília
O ministro Mangabeira Unger (Assuntos Estratégicos) viveu nesta quarta-feira momentos de constrangimento durante audiência pública na Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados. Depois de pouco mais de uma hora e meia de sessão, o ministro pediu para suspender a audiência e retomá-la um outro dia porque tinha um compromisso a cumprir.
A solicitação de Unger gerou críticas entre os parlamentares de oposição, que passaram a levantar dúvidas sobre a disposição do ministro de atender aos parlamentares.
"O que será que o senhor tem de mais importante do que essa sessão?", questionou o deputado Wanderkolk Gonçalves (PSDB-PA), em tom de ironia, dirigindo-se ao ministro. O deputado Márcio Junqueira (DEM-RR) também reclamou da falta de tempo de Unger para a audiência pública.
Convidado pelos parlamentares a prestar esclarecimentos sobre o PAS (Programa Amazônia Sustentável), apontado como o pivô do pedido de demissão da ex-ministra Marina Silva (Meio ambiente), Unger discursou por mais de 45 minutos, relacionando todos projetos que planeja concretizar no programa.
Porém, ao ser criticado pelos deputados, o ministro demonstrou sua indignação. Passou a mexer-se na cadeira, ficou enrubescido e agitado. Ao ser concedida a palavra para ele fazer as considerações finais, Unger calou o plenário ao afirmar que se esforço para ser "delicado" e atender os deputados da "melhor" forma possível.
"[Reconheço] minha falta de experiência com esses assuntos. Minha proposta é vir aqui quantas vezes os senhores me aceitarem. Estou fazendo o melhor que posso para cumprir minhas tarefas [e adequá-las à agenda]. Estou tentando ser delicado. Eu me disponho a retornar a este recinto e só saio daqui com a licença dos senhores", disse Unger, medindo as palavras.
A presidente da comissão, deputada Janete Capiberibe (PSB-AP), afirmou que Unger deverá retornar para uma nova audiência pública no próximo dia 11, às 10h. Na ocasião o tema de discussão será o PAS, como estava agendado hoje.
Leia mais
- Mangabeira defende pecuária intensiva em áreas devastadas
- Minc escolhe Roberto Messias para ser o novo presidente do Ibama
- Sem Marina, licença pode sair mais rápido, diz Lobão
- Minc diz que Lula apóia criação de guarda nacional na Amazônia
- "Tremei poluidores", diz Minc ao chegar ao Planalto para audiência com Lula
- Ao lado de ex-ministra, Minc diz que vai manter projetos e ações de Marina Silva
Livraria
- Livro de Eugenio Bucci revela bastidores do poder em Brasília
- Marcelo Leite faz raio-X da situação da Amazônia
- Livro apresenta 1001 maneiras de salvar o planeta
Especial


Ao invés de estarmos agora em 2009 discutindo possíveis candidatos e candidatas que disputarão a Presidência da República somente no último semestre de 2009 deveríamos sim aprofundar o debate na questáo da Segurança Nacional.Em primeiro lugar esperava-se que tal discussão. tão relevante para o presente e futuro do nosso país.nascesse no Poder Executivo e permeasse os integrantes dos demais poderes em especial o poder legislativo Federal e dai se alastrasse permeando as forças vivas da Nação como Imprensa,Rádio e demais veículos de comunicação.A hora é agora e o momento é somente nosso. É triste vermos que tal iniciativa já ocorre lá fora:como fez o NEW YORK TIMES que pergunta em uma reportagém: de quem seria a amazônia?ACORDA BRASIL...vamos fazer antes a lição de casa enquanto há tempo...
avalie fechar
avalie fechar
avalie fechar