Brasil
27/05/2008 - 05h44

Blog do Josias: Grampo revela lobby de suplente de ministro na ECT

Publicidade

da Folha Online

Um grampo da Polícia Federal com o lobby do segundo suplente do ministro Hélio Costa (Comunicações) no Senado é uma das peças-chave de uma ação civil pública do Ministério Público Federal contra a ECT (Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos). A ação do MP pede que o Judiciário obrigue o governo a realizar licitações para contratar franqueadas para os Correios.

Segundo o blog do Josias, as gravações, realizadas com permissão da Justiça, mostram negociações envolvendo Carlos Eduardo Fioravante da Costa, ex-diretor Comercial dos Correios e segundo suplente de Hélio Costa no Senado, e o dono de uma franquia dos Correios, identificado apenas como Paulinho.

Na gravação da PF, Fioravante afirma que está acertando com a direção dos Correios em São Paulo o desligamento de uma outra franquia --a Postal Teng Ltda, na época, a maior franqueada da ECT no país-- para beneficiar a empresa de Paulinho.

Durante a negociação, o suplente chega a citar que poderia interceder junto ao ministro Hélio Costa para fechar a Postal Teng, sediada no Shopping Tamboré, em Barueri, na Grande São Paulo.

O procurador da República Pedro Antonio de Oliveira Machado decidiu injetar as escutas telefônicas da PF nos autos para demonstrar ao Judiciário quão promíscuas são as relações dos Correios com as firmas de franquia.

As escutas fazem parte de uma ação batizada de "Operação Selo", a segunda etapa da investigação deflagrada pelo escândalo dos Correios --caso que desaguou, em 2005, no mensalão.

Segundo o blog, os grampos revelam que a relação dos Correios com sua rede de franqueados se processa numa atmosfera em que o interesse público se mistura à conveniência privada e à esperteza política.

Outro lado

Atualmente, cerca de 1.400 franqueados dos Correios em todo país respondem por cerca de 35% de todo o faturamento da empresa. Para o MP, o problema consiste na falta de licitação para fechar contratos com as franquias.

Por meio de medida provisória, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva autorizou, em novembro passado, a renovação dos contratos, sem licitação.

O ministro afirma que a ação do Ministério Público não tem necessidade. Segundo ele, o governo prevê realização de licitação na renovação dos contratos com os franqueados dos Correios dentro dos próximos 12 meses.

Consultado pelo blog, Hélio Costa rechaçou a utilização de seu nome por Fioravante --alçado em 2003 ao posto de diretor Comercial dos Correios, o setor que lida com os franqueados, e afastado nas pegadas do escândalo do mensalão.

"Eu desautorizo toda e qualquer utilização do meu nome em qualquer circunstância", disse o ministro. "Fioravante foi eleito na minha chapa como segundo suplente. Fui surpreendido quando informado de que todos os deputados da bancada [do PMDB] estavam indicando o nome dele [para os Correios]", disse.

"Nessa época eu era senador. Não tinha absolutamente nada a ver com os Correios."

Leia a matéria completa no blog do Josias.

Comentários dos leitores
Edward De Leonardis (33) 06/07/2009 22h13
Edward De Leonardis (33) 06/07/2009 22h13
E o ex-ministro EDUARDO ANDRADE RIBEIRO DE OLIVEIRA que fica fazendo lobby para a GAFISA no STF para segurar uma fraude contra credor que eles perderam na 2 instância. Lembrando que a GAFISA hoje eh empresa estrangeira controlada pela Equity International, empresa americana. sem opinião
avalie fechar
Rui Ruz Caputi Caputi (1364) 03/07/2009 11h49
Rui Ruz Caputi Caputi (1364) 03/07/2009 11h49
Vamos ter saudades do Antonio Fernando de Souza. Foi um patriota, investiu contra os saqueadores do dinheiro publico! sem opinião
avalie fechar
Igor Bevilaqua (370) 03/07/2009 10h10
Igor Bevilaqua (370) 03/07/2009 10h10
Denuncias contra gente rica junto ao "stf"..., vai direto para as gavetas ou então para os arquivos mortos. sem opinião
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (2579)
Termos e condições
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca